Na última quarta-feira, (05/02), o Núcleo de Vigilância em Saúde, da Regional de Saúde de Diamantina, reuniu, em seu auditório, referências técnicas municipais em saúde do trabalhador dos 34 municípios que fazem parte da regional. A abertura do evento foi feita pela coordenadora de Vigilância em Saúde, Mariana Cristina Rocha e a condução dos trabalhos ficou sob a responsabilidade da referência técnica de saúde do trabalhador, Ana Cristina Cardoso.
O encontro teve o objetivo de subsidiar a implantação das ações de Saúde do Trabalhador na esfera municipal, considerando a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; a diversidade das atividades produtivas desenvolvidas nos municípios; os consequentes riscos e perigos à Saúde do Trabalhador, bem como apresentar a responsabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto aos cuidados a serem dispensados aos trabalhadores.
“Na oportunidade foi incentivado que as referências técnicas municipais, juntamente com a gestão e equipes multidisciplinares, realizem o planejamento das ações de Saúde do Trabalhador para o ano de 2020, incluindo estas ações na agenda técnica e política do município”, informou a referência técnica de saúde do trabalhador da Regional de Saúde de Diamantina, Ana Cristina Cardoso.
Ana Cristina orientou, ainda, que “as ações a serem planejadas deverão ser baseadas nas diretrizes nacionais e estaduais, no perfil produtivo, epidemiológico e capacidade instalada do município, sendo necessário ainda a definição das ações prioritárias a serem inseridas neste planejamento”, completou.
O coordenador da Atenção Primária à Saúde do município de Coluna, Daniel Rocha Silva, esteve presente no evento e enfatizou a importância da oficina. “Essa oficina nos engrandeceu bastante em relação ao conhecimento que nos foi repassado. Durante todo o dia, a equipe da regional esclareceu dúvidas e nos atualizou a respeito de diversas novidades envolvendo a Política Nacional de Saúde do Trabalhador. Momentos como esses são de extrema importância para o nosso crescimento profissional e para aproximação entre os profissionais da assistência que estão nos munícipios, com a equipe da Regional de Saúde de Diamantina”, afirmou.
Os participantes também receberam orientações da referência técnica da regional em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Cláudio Luiz Ferreira, sobre a profilaxia pós-exposição (PEP) de risco à infecção pelo HIV, IST e hepatites virais em casos de acidentes de trabalho com exposição a material biológico.
Autor: Ricardo Maciel