Obra do Hospital Regional de Valadares é retomada

Imagem

O Superintendente Regional de Saúde em Governador Valadares, Derli Batista da Silva visitou, na terça-feira (04/08), a obra de construção do novo Hospital Regional de Valadares, que foi retomada por determinação do governador Fernando Pimentel. O Governo de Minas investe no empreendimento cerca de R$ 83,2 milhões na construção e outros R$ 40 milhões serão alocados no aparelhamento do hospital com mobiliário e equipamentos. 

Antiga aspiração dos moradores do Vale do Rio Doce, o Hospital vai integrar a Rede de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e terá capacidade para 226 leitos, sendo 40 de UTI. Ele atenderá em média e alta complexidade, uma população de 1,5 milhão de pessoas de 86 municípios da macrorregião leste, englobando os municípios das regiões de saúde de Governador Valadares e Coronel Fabriciano. A previsão é que obra fique pronta em fevereiro de 2016. 

O superintendente Derli teve a oportunidade de verificar in loco que as obras retomaram em ritmo acelerado, estando, no momento, na fase de acabamento e instalações e serviços de pavimentação ao redor do empreendimento. Ele destacou a importância da nova unidade para a saúde da macrorregião leste. “A obra do Governo de Minas de construção do Hospital de Governador Valadares, abre ainda mais o caminho para melhorar o acesso aos serviços de Urgência e Emergência, com a qualidade que as populações dos vales do Aço e Rio Doce merecem e têm direito”, frisou. 

Outro aspecto do projeto de construção, é que o Hospital Regional de Governador Valadares foi projetado para ter iluminação e ventilação natural, com jardins entre os blocos, beneficiando espaços internos, dentro das premissas da arquitetura bioclimática. O projeto contempla sistemas eficientes e inteligentes, como o uso da energia solar, o reaproveitamento da água de chuva e tratamento da água antes do descarte. 

O secretário de Saúde de Resplendor, Urias Dornelles pontuou também os benefícios advindos com o Hospital Regional. “Teremos aumento da capacidade de atendimento, bem como da resolutividade de nossas demandas, nos dando maior tranquilidade e segurança nas ações de saúde. Além disso, irá desafogar o Hospital Municipal de Governador Valadares, que hoje cumpre um papel regional e vai também proporcionar, inclusive, economia de recursos, evitando remoções de pacientes que hoje às vezes, são deslocados para atendimento numa distância de mais de 1.200 quilômetros do nosso município”, afirmou.

 

Autor: Frederico Bussinger

Rolar para cima