O secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge Souza Marques, esteve em Itabira na manhã desta quinta-feira, 11 de julho, para uma vista técnica à nova sede da Gerência Regional de Saúde (GRS) localizada na avenida Vila Lobos, no bairro Esplanada da Estação. Ao evento estiveram presentes prefeitos e secretários da região que engloba 28 municípios, além de chefes do poder legislativo, servidores e 31 novos parceiros da sociedade civil organizada de Itabira.
O secretário de estado, Antônio Jorge elogiou as novas instalações da Gerência e o atendimento que seus técnicos têm prestado à comunidade que atende a uma população de quase 500 mil habitantes. Ele destacou o trabalho de toda a equipe que não tem medido esforços para cumprir as metas do estado em relação às ações e serviços de saúde correspondendo aos anseios da população. “Itabira tem vocação para o progresso, cidade rica, dotada de bons técnicos na área de saúde, pessoas comprometidas como o prefeito Dr.Damón de Sena e seu vice Reginaldo Calixto que fazem história na saúde. Temos constatado que Itabira tem melhorados seus indicadores do acordo de resultados para a saúde firmados com o governo estadual. As suas ações estão alinhadas com o desenho das redes de assistência e dentro dos parâmetros e do conceito sanitário de saúde”, afirmou Marques.
“Estamos investindo maciçamente da Saúde, unindo forças para tornar esta região ainda melhor em relação à assistência melhorando a qualidade da investigação, evitando as falhas da assistência na atenção primária, trabalhando, sobretudo, para a redução da mortalidade materna e infantil, investindo na melhoria da qualidade dos serviços prestados nos hospitais, otimizando e humanizando as ações e serviços de saúde, na ponta”, completou o Secretário de Estado.
Por Itabira, o vice-prefeito Reginaldo Calixto representou o prefeito Damon. Em seu discurso, ele ressaltou que o novo prédio vai proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores da GRS e também aos usuários que buscam os serviços que a regional oferece, ressaltando ainda que Itabira tem um excelente e estreito relacionamento com o governo estadual e que acredita que novos e importantes serviços serão contratualizados.
O secretário Antônio Jorge informou que já estudada junto ao proprietário do prédio a ampliação de, pelo menos, mais 40 metros de construção para que novos serviços sejam oferecidos pela Regional. A nova sede da GRS de Itabira já funciona desde o dia 3 de junho e será ampliada, de acordo com o Secretário, para dar maior conforto e garantia de bons serviços à comunidade regional.
A diretora regional de saúde de Itabira, Maria Tereza Pereira Hosken, agradeceu a presença de todos e destacou que, “a nova sede vem trazer respaldo para o funcionalismo público. A estrutura anterior não dava credibilidade. A gente sabe que hoje um espaço confortável e acolhedor é muito importante, não só para quem trabalha, mas também para as pessoas que vêm buscar apoio e os municípios que procuram por suporte técnico e operacional”, concluiu.
Conferência Municipal de saúde
Após o almoço com as autoridades locais, o secretário e sua comitiva dirigiram-se ao prédio da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira- Funcesi, onde acompanhado do prefeito Damón Lázaro de Sena e Reginaldo Calixto, vice-prefeito, Reynaldo Damasceno, secretário de saúde de Itabira, Rodrigo Assis, presidente da Câmara de Itabira abriram a 9ª Conferência Municipal de Saúde de Itabira. Na Funcesi, Antônio Jorge reafirmou o compromisso do Estado com Itabira e conclamou os conferencistas a se unirem na busca de soluções e melhores resultados em saúde, enfrentando os desafios e cobrando das autoridades competentes a satisfação de suas necessidades em saúde: resolubilidade no gerenciamento das ações, da atenção primária de qualidade, melhoria dos fluxos de atendimento, das redes de laboratórios e de recurso diagnóstico. “O controle social é uma ferramenta importantíssima para a Saúde, um sinalizador das falhas e dos acertos, um parceiro indispensável e insubstituível na solução dos problemas de saúde que afetam todas as comunidades”, finalizou.
A Conferência de Itabira, em sua nona edição recebeu também a ilustre visita do Ouvidor Geral do Estado, Fábio Caldeira e de Kátia Regina Rocha, que proferiram palestra sobre os temas “Participação da Comunidade e Controle Social”, “Financiamento, Pacto pela Saúde e Relação Público X Privado”, respectivamente.
A 9ª Conferência Municipal de Itabira continua, nesta sexta-feira, dia 12/07 com debates sobre a Gestão do Sistema do Trabalho e da Educação em Saúde, Política de Saúde na Seguridade Social, Integralidade, Universalidade e Equidade, elencando propostas de fomento ao plano municipal de saúde para os próximos quatro anos.
Autor: Dárliete Martins