Apesar da paralisação dos caminhoneiros estar diminuindo e a situação, aos poucos, estar se normalizando, ainda se faz necessária a atenção especial quanto à rotina de funcionamento dos serviços de Saúde Pública para evitar a descontinuidade dos mesmos.
Assim, com o objetivo de garantir a assistência e os atendimentos de forma resolutiva, eficaz e segura, evitando a evolução de quadros graves no estado de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) tem atuado para assegurar a continuidade dos serviços:
- Avaliação, junto à Central de Regulação de Leitos, sobre a real necessidade do transporte de passageiros, sendo priorizado o atendimento de suporte avançado à vida (pacientes que correm risco de morte) e as situações de urgência e emergência.
- Apoio ao abastecimento de combustível dos veículos que atendem à urgência e emergência.
- Apoio logístico para insumos e equipamentos dos hospitais.
- Recomendação para que as demandas eletivas e serviços administrativos não sejam priorizados, mas sim a urgência e emergência, hemodiálise, oncologia e serviços de suporte à vida.
Em relação às vacinas, a rede de saúde pública está devidamente abastecida, inclusive, da vacina contra a gripe, cujo período de vacinação irá se estender até 15 de junho.
Não houve nenhuma ocorrência negativa desde o início da paralisação dos caminhoneiros. Cabe à SES-MG a distribuição das vacinas e, aos municípios, por meio dos Postos de Saúde, o atendimento direto ao usuário.
Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)