Norte de Minas organiza novas redes de atenção à saúde

Norte de Minas organiza novas redes de atenção à saúde

Começou hoje a oficina de preparação para implementação das redes de atenção à saúde na região ampliada Norte de Minas. Realizada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o oficina acontece nesta segunda (15/10) e terça-feira (16/10), na faculdade Santo Agostinho, em Montes Claros, e reúne gestores e técnicos do nível central da SES-MG, das unidades regionais de saúde de Montes Claros, Pirapora e Januária e dos 86 municípios que compõem a macrorregião.Na solenidade de abertura, o secretário de estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, disse que o Norte de Minas foi escolhido para sediar a primeira oficina devido à expertise adquirida com a organização da rede de Urgência e Emergência, implantada de forma pioneira na região. “Foi no Norte de Minas que nasceu a primeira rede de atenção às urgências e emergências do país, e que hoje tem servido de modelo para as demais regiões do Estado. Os resultados desse trabalho, costurado a muitas mãos, de forma dedicada são incontestáveis, comprovados pelos indicadores, que, entre outros avanços, atestam a redução da mortalidade por causas evitáveis na região. Agora estamos diante de um novo desafio, que é integrar os pontos de atenção das redes Viva Vida, Hiperdia e Mais Vida, e nossa expectativa é alcançar resultados positivos, como tem sido com a Rede de Urgência e Emergência”, observa o secretário.O Major Sérgio Ricardo Oliveira, comandante do Sétimo Batalhão de Bombeiros de Minas Gerais, ressaltou a importância da integração da corporação à Rede de Urgência e Emergência e como o trabalho compartilhado com o SAMU Macro Norte tem beneficiado à população. “Ao acionar o Corpo de Bombeiros, o solicitante automaticamente está acionando o SAMU, e vice-versa. Essa regulação compartilhada, além de ajudar a definir o tipo de unidade necessária para o atendimento, também contribui para uma melhor gestão dos recursos, já que evita duplicidade de atendimento. Além disso, o treinamento das equipes de resgate e socorro está qualificando o serviço das duas corporações e melhorando a comunicação com as portas de entrada, nos hospitais”, avalia o comandante.

REDES DE ATENÇÃO

O Norte de Minas já conta com o funcionamento efetivo da rede de Urgência e Emergência e a partir da oficina, a região também passará a contar com a integração dos pontos de atenção da rede Viva Vida, um programa de redução da mortalidade infantil e materna e cuidado integral à saúde da mulher e da criança; da rede Hiperdia Minas, que tem como função coordenar a estruturar a atenção à saúde da população com hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e doença renal crônicas; e rede Mais Vida com a finalidade de melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa.O subsecretário de Vigilância Proteção à Saúde, Carlos Alberto Pereira, explica que as atividades realizadas durante a oficina têm a proposta de possibilitar aos participantes uma melhor compreensão da situação de saúde da região nos aspectos epidemiológicos e assistenciais relativos às redes prioritárias, desenvolver habilidades para elaborar a matriz de pontos de atenção e uma planilha de dimensionamento da população alvo e da necessidade de saúde nas redes de atenção. Durante os dois dias do evento estão programados trabalhos em grupos, exposições dialogadas e atividades em plenário, que vão propiciar aos participantes a compreensão do conceito do modelo de atenção à saúde em rede, seus componentes e a lógica de funcionamento na atenção às condições agudas e crônicas.

EXPOSIÇÃO

A oficina também traz uma mostra para melhor caracterizar a situação de saúde da região ampliada Norte de Minas. Na mostra, estão sendo apresentados aos participantes um mapa de cobertura dos serviços de saúde das redes de atenção bem como principais indicadores de cada um dos temas tratados pelas redes. A exposição também traz um banco de imagens com os principais riscos à saúde, objeto da abordagem da vigilância em saúde na região.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas.Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Jerúsia Arruda


Rolar para cima