Norte de Minas inicia Campanha de Vacinação Antirrábica

vacina antirrabica arquivo epidemiologia montes claros

Vinte e dois municípios do Norte de Minas que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) já iniciaram a implementação da Campanha de Vacinação Antirrábica 2016. Em nível nacional a Campanha está sendo iniciada nesta quarta-feira, 10 de agosto, mas os municípios têm autonomia para definir a realização dos trabalhos nas suas respectivas zonas urbanas e rurais, desde que concluam as atividades num período máximo de 45 dias.

Desde o dia 1º de agosto, a Campanha de Vacinação Antirrábica já está sendo implementada nos municípios de Josenópolis, Matias Cardoso e Nova Porteirinha. No início desta semana as atividades começaram nos municípios de Berizal, Indaiabira, Fruta de Leite, Itacambira e Jaíba. Já nesta quarta-feira, 10, a Campanha começou em outros 14 municípios norte-mineiros: Coração de Jesus, Cristália, Curral de Dentro, Guaraciama, Janaúba, Jequitaí, Juramento, Montezuma, Novo Horizonte, Olhos D´Água, Rio Pardo de Minas, Rubelita, Santa Cruz de Salinas e Verdelândia.

No próximo sábado, dia 13-08, a vacinação terá início em Bocaiúva e Lagoa dos Patos. Entre os dias 15 e 17 de agosto as atividades serão implementadas em outros 20 municípios norte-mineiros. Já em Montes Claros a Campanha será implementada a partir de setembro, conforme decisão tomada pela Secretaria Municipal de Saúde.

A referência técnica da vigilância em saúde ambiental da SRS de Montes Claros, Patrícia Brito lembra que em julho técnicos das secretarias municipais de saúde de todos os municípios que integram a área de atuação da SRS receberam orientações sobre a realização da Campanha Antirrábica. Na ocasião ficou definido que o repasse de vacinas aos municípios será realizado na semana anterior ao início das atividades.

A previsão é de que nos 53 municípios que integram a área de atuação da SRS de Montes Claros sejam vacinados mais de 219,5 mil cães e gatos. Montes Claros é o município que concentra o maior número de animais a serem vacinados, totalizando mais de 53,7 mil cães e gatos. Na sequência estão Janaúba com 11.859 animais; Rio Pardo de Minas, 9.603; e Bocaiúva, 8.875. Os demais municípios possuem menos de 8,5 mil animais a serem imunizados.

Patrícia Brito explica que a queda significativa dos casos de raiva canina e felina se deve à realização anual de campanhas de vacinação e, como consequência, observa-se a diminuição nos casos de raiva humana transmitida por estes animais domésticos. Por esse motivo o objetivo da Campanha é imunizar o maior número de cães e gatos no menor tempo possível (até 45 dias), impedindo que o vírus rábico alcance a população humana.

Autor: Pedro Ricardo

Rolar para cima