Norte de Minas alinha ações para o fortalecimento dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família

Crédito: Pedro Ricardo

O fortalecimento das ações e das equipes de profissionais que atuam nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foi tema de encontro realizado nesta sexta-feira (30/06), pela Regional de Saúde de Montes Claros. Sob a coordenação do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Regional, o encontro, realizado no auditório do Hospital Universitário Clemente de Faria, abordou questões relativas ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e o e-SUS Atenção Básica, que se constitui numa estratégia do Ministério da Saúde para reestruturar as informações do segmento em nível nacional.

A referência técnica do NASF na Regional de Saúde, Marta Raquel Mendes, destaca a importância do fortalecimento das atuais 75 equipes existentes no Norte de Minas, uma vez que “possibilita a ampliação das ações voltadas à prevenção da saúde da população. Além disso, o alinhamento de informações da Regional de Saúde de Montes Claros com os municípios prepara as secretarias de saúde no sentido de adequar as ações à realidade de cada localidade”.

Por outro lado, com a revisão e melhoria dos serviços executados, as secretarias de saúde estarão melhor preparadas para receber o credenciamento de 34 novas equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que já se encontra em análise no Ministério da Saúde contemplando 20 municípios norte-mineiros.

Na abertura do encontro realizado nesta sexta-feira, a coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde na Regional de Saúde de Montes Claros, Renata Fiúza, destacou a importância do fortalecimento das equipes de saúde da família, levando-se em conta que não se deve esperar a população adoecer para depois cuidar.

A coordenadora lembrou que as ações de prevenção em saúde são fundamentais e que o ideal é que cada equipe de saúde da família desenvolva ações contemplando média de 3 mil pessoas e que conheça os fatores de risco existentes no território onde atua. A partir daí, as equipes terão condições de planejar as ações a serem implementadas, conhecendo as necessidades da população.

A partir do alinhamento de informações com os Núcleos de Apoio à Saúde da Família, as referências técnicas da Regional de Saúde de Montes Claros passarão a orientar os municípios na implementação de ações, levando em consideração as especificidades de cada localidade.

Autor: Pedro Ricardo

Rolar para cima