Tendo como signatárias a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e as secretarias municipais de saúde, oito municípios do Norte de Minas formalizaram na tarde de quinta-feira, 29 de setembro, a assinatura do primeiro Contrato Organizativo da Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A partir do dia 9 de outubro a instituição abrirá inscrições para 63 vagas em curso de residência em medicina geral de família e comunidade, por meio de parceria estabelecida entre o Governo de Minas com instituições de ensino superior e municípios.
Instituído pelo Ministério da Saúde, o Coapes tem uma proposta permanente na oferta de programas de residência aliada à estrutura das unidades de saúde dos municípios. Gradativamente serão contempladas outras áreas da saúde além da medicina. Cada área de residência é denominada de “componente”. Os oito municípios norte-mineiros inicialmente contemplados com a assinatura do primeiro contrato do Coapes são: Grão Mogol, Janaúba, Monte Azul, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Taiobeiras.
O objetivo do Coapes é capacitar profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS) em consonância com seus princípios constitucionais, com foco na garantia do direito à saúde dos seus usuários e aproximando a formação ao mundo do trabalho. De acordo com as metas, o foco dessa aproximação é impulsionar que a articulação ensino-serviço-comunidade busque mutuamente a melhoria da assistência, da gestão e da formação em saúde fortalecendo, assim, as políticas públicas com vistas à satisfação do usuário.
Além da Unimontes, representada pela Comissão de Residência Médica do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), a parceria envolve mais duas instituições que oferecem curso de medicina na região: as Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-MOC) e as Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte), por meio do Instituto de Ciências da Saúde (ICS).
O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela entende que “é uma honra para a Unimontes assumir um compromisso que solidifica o papel da instituição na formação de recursos humanos para a atenção primária da saúde”.
Por sua vez, o professor João Batista Silvério, representante da Unimontes para o Coapes ressalta a oportunidade que a parceria oferece para a qualificação profissional, mas com um diferencial: dar oportunidade de capacitação ao médico que já atua no município. “Descentralizar o programa de residência médica reduz sobremaneira as dificuldades que até então todos os segmentos tinham para integrar ensino, serviço e comunidade”.
O diretor de planejamento da Secretaria de Saúde de Pirapora, Célio Cezar de Almeida Júnior foi um dos representantes municipais presentes à assinatura do contrato e considerou o modelo do Coapes como exemplar para a qualificação médica e que permitirá a formação continuada para os profissionais da saúde no próprio município.
Já a secretária de saúde de Janaúba, Dayane Souza Rocha reconhece a proposta como “diferencial, com reflexos imediatos para a assistência básica na saúde”.
O coordenador do Programa de residência do Hospital Universitário Clemente de Faria, Divino Urias Mendonça assinala que a iniciativa de implementação do Coapes “nos dá segurança para a continuidade na oferta de novas residências, especialmente com a formação dos preceptores”.
Autor: Pedro Ricardo