Mais duas cidades mineiras, localizadas na zona da mata, receberam mais uma ação para intensificar o combate à dengue no estado. Os municípios de
Leopoldina e Pirapetinga foram mobilizadas na sexta e sábado (22 e 23/02) por uma equipe de mobilizadores da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, que juntamente com o dengômetro e o dengue móvel promoveram ações de conscientização quanto aos cuidados com a doença.
Em parceria com a secretaria municipal de saúde de Leopoldina, o dengômetro foi montado no centro da cidade e centenas de pessoas se dirigiam até o local não apenas para realizar a troca, mas também para pedir informações sobre os sintomas da doença. Muitas destas pessoas foram orientadas a procurarem as unidades básicas de saúde para uma correta notificação e tratamento.
Além do dengômetro, montado no centro da cidade como posto de informações, na sexta também foi montada uma estrutura no bairro Bela Vista e, no sábado, no bairro Quinta da Residência. Como uma corrida para eliminar o mosquito da dengue, os moradores dos bairros se dirigiam aos locais com o propósito de, também, buscarem informações, como aconteceu com Efigênia dos Santos Lopes que foi incentivada pelo filho de nove anos. “Meu filho chegou em casa falando que queria o caderno da dengue, o lápis da dengue e a borracha da dengue. Quando cheguei aqui foi que entendi o motivo de tanto entusiasmo. Conseguimos alguns pneus e trocamos por alguns cadernos e assim ajudamos a combater o mosquito da dengue.”, afirmou.
As creches São Francisco de Assis e Nossa Senhora Aparecida, em Leopoldina, com a ajuda de parceiros entregou mais de 200 pneus para a troca e várias crianças já iniciaram o ano letivo aprendendo sobre a dengue e utilizando o material trocado.
Em Pirapetinga a mobilização começou com uma verdadeira aula sobre o combate ao mosquito. Mobilizadores sociais foram nas escolas e explicaram para as crianças sobre os sintomas e as atitudes corretas para a não proliferação do mosquito. No posto de troca, localizado na praça Santana, a população além de receber material informativo também contou com profissionais que mediram a pressão arterial e explicavam para a população os sintomas da doença.
Parcerias
Parceira no combate à dengue, o 6 o Batalhão da Polícia Militar de Leopoldina, por meio de uma Comissão Permanente de Controle da Dengue, ajudou na distribuição de material informativo. A comissão além de auxiliar no combate à dengue no município, também atua em mais 12 cidades. O cabo Fábio Machado Borges que integra a comissão, explicou sobre a importância de outros setores da sociedade participarem desta ação. “No quartel estamos com dois policiais com sintomas da doença, então é necessária a participação de todos para que outras pessoas não sejam picadas pelo mosquito”. Nos dois municípios a população também foi mais uma parceira importante na eliminação dos focos do Aedes aegypti. A dona de casa Maria do Carmo Angelis foi até o Dengômetro não apenas para trocar o material mas também para pegar cartazes e folhetos informativos. “Durante toda a semana iremos fazer por conta própria uma mobilização no distrito de Tebas, por isso estou levando o material. Também queremos eliminar o mosquito da dengue daquela região”, falou a dona de casa.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Alessandra Maximiano.