Nesta quarta-feira (07/06), profissionais de saúde dos municípios que pertencem à Regional de Saúde de Belo Horizonte participaram de uma capacitação sobre abordagem ao fumante. O objetivo foi capacitar os profissionais para que possam auxiliar pessoas que queiram parar de fumar por meio de grupos de ajuda.
Os grupos de ajuda, geralmente realizados nas Unidades Básicas de Saúde, fornecem esclarecimentos sobre os malefícios do cigarro e também incentivam os participantes a deixarem de fumar, apresentando os benefícios obtidos por uma vida sem tabagismo.
Segundo Ludmila Diniz Silva, coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Regional de Saúde de Belo Horizonte, o cigarro é um fator de risco para várias doenças e, por isso, o enfrentamento ao tabagismo é uma ação fundamental para a promoção à saúde. Ela também ressalta a importância do acolhimento a estas pessoas que muitas vezes buscam nos serviços públicos de saúde uma forma de auxílio. “É importante que o usuário dos serviços de saúde receba toda atenção possível, pois um bom acolhimento também incentiva nele o desejo, a vontade de parar de fumar”, explica.
A referência técnica em tabagismo da Regional de Saúde de Belo Horizonte, Wagner Prazeres, também destacou as novas perspectivas que uma pessoa tem quando começa a deixar o hábito do cigarro. “Além da economia financeira, pois a pessoa não irá comprar mais cigarros, deixar o tabagismo implica principalmente nos hábitos de saúde e até mesmo na forma da pessoa se sentir mais disposta para realizar outras atividades”, afirma.
Já para a enfermeira do município de Taraquaçu de Minas, Miriam Cristina de Castro, a capacitação foi um reforço na abordagem das pessoas que procuram a unidade de saúde com o objetivo de deixarem o cigarro. “Participei de uma capacitação em 2013 e a de hoje me ajudou muito a reciclar os temas e as formas de abordagem com uma pessoa que procura a unidade de saúde com o objetivo de deixar de fumar”, disse.
Autor: Alessandra Maximiano