Desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas distribuiu aos 24 municípios da sua área de jurisdição, 767.666 doses de imunizantes. Dados do Painel Vacinômetro MG, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), mostram que até o momento foram aplicadas na região: 354.293 (primeiras doses), 297.131 (segundas doses), 11.025 (dose única) e 45.542 (doses de reforço). A cobertura da primeira dose corresponde a 91,72% da população maior de 12 anos, enquanto a de segunda dose ou dose única corresponde a 79,78%.
“Cada pessoa que deixa de tomar a vacina ou não procura pela segunda dose no tempo certo nos preocupa. Já que os próprios fabricantes da Coronavac, AstraZeneca e Pfizer relatam que são necessárias duas doses para que se tenha a eficácia. Há ainda a recomendação do Ministério da Saúde quanto à dose de reforço para todos os imunizantes contra a covid-19. Por isso, reforçamos com a população que faça a sua parte, se vacinando, mantendo os cuidados, o distanciamento social, uso de máscara e medidas de higiene. Observamos que a vacinação é fundamental para evitar casos graves, hospitalizações e óbitos”, destaca Thaís Helena Prado Araújo, superintendente da SRS-Alfenas.
A organização e estratégias de aplicação são decididas por cada município. Assim, os profissionais da saúde têm usado a criatividade para ampliar o acesso e conscientizar as pessoas para a vacinação. Nos municípios da área de jurisdição da SRS-Alfenas são relatadas estratégias para vacinação na zona rural, aplicações em locais alternativos, horários diferenciados e drive thru, por exemplo.
Em Poço Fundo a mobilização foi para rua e chamou a atenção de todos. “Os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde têm se dedicado muito, especialmente no enfrentamento desta pandemia. Quando percebemos que a procura estava caindo, foram surgindo ideias. Os próprios colaboradores confeccionaram a fantasia e no dia 1º de dezembro, ao final do expediente, foi feita uma carreata com buzinaço pelas ruas da cidade, chamando a população e com mensagens de orientação. O personagem interagia, especialmente com as crianças, e percebemos as pessoas cobrando umas das outras de comparecerem aos postos. Aliado a isso, há vacinação em horário estendido para o turno da noite, uma vez por semana, para facilitar para aqueles que não puderem comparecer no horário de funcionamento normal. Depois dessa ação, já percebemos um aumento importante na procura”, explica Maria Helena Paiva, secretária municipal de Saúde de Poço Fundo.
Serviço
Onde se informar: redes sociais oficiais do município, prefeitura, postos de saúde.
Informações sobre intervalos de aplicação e particularidades de cada fabricante: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/blog/332-vacinacao-covid-19-importancia-segunda-dose
Mais informações: vigilanciaemsaude.alf@saude.mg.gov.br
Autor: Thayane Viana de Carvalho Lenzi