Municípios da macrorregião de Saúde Centro Sul participam da Jornada Mineira de Arboviroses

Nos dias 9 e 10 de outubro, as Unidades Regionais de Saúde de Barbacena e São João Del Rei realizaram a Jornada Macrorregional de Arboviroses para profissionais dos 51 municípios da região. 

O evento ocorreu em São João Del Rei, onde foram apresentados o panorama regional e as ações de enfrentamento às arboviroses (dengue, zika, chikungunya, febre amarela e oropouche), que aumentam com a chegada do período chuvoso.

“Quem se prepara, consegue melhores resultados”, destacou o superintendente regional de Saúde de Barbacena, Renato Soares dos Reis, ao fazer a abertura do evento, que tem sido promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e Unidades Regionais de Saúde de forma regular antes dos períodos sazonais das arboviroses, com o intuito de reforçar o planejamento e obter melhores resultados no combate aos vetores de dengue, zika, chikungunya, febre amarela e oropouche. 

Programação

No dia 9/10 foram apresentadas orientações de atualizações dos planos de contingência para o período sazonal 2025/2026, resoluções de incentivo financeiro para as ações de arboviroses, fluxo de aquisição de medicamentos, mobilização social, além da apresentação de boas práticas dos municípios de São João Del Rei, Bom Sucesso, Paiva, Santa Bárbara do Tugúrio e Congonhas.

No segundo dia do evento, 10/10, a programação foi voltada para o manejo clínico das arboviroses, para o público de médicos e enfermeiros que atuam nos municípios. Na oportunidade, os membros da Força Estadual de Saúde da SES-MG, o médico Herbert Fernandes e a enfermeira Bruna Soares, fizeram apresentação e discussão de casos clínicos de modo a proporcionar maior interação e troca de experiências dos participantes que atuam nos atendimentos municipais.

“A gente que já lida há algum tempo com as arboviroses já tem essa certeza de que elas virão. E outra certeza que a gente tem: que os números em Epidemiologia mostram que quem se sai melhor é quem se prepara, seja do ponto de vista de controle vetorial, seja do ponto de vista de manejo clínico, é esse preparo com antecedência que ajuda a diminuir os números de óbitos e casos graves”, disse o superintendente da SRS Barbacena. “E nesse evento a gente entende em qual cenário a gente está, o que a gente consegue fazer em termos de organização territorial e preparação de equipes, e se vierem os casos, estamos melhor preparados e sabemos o melhor caminho a seguir”, explicou Renato. 

O superintendente ressaltou, ainda, as várias estratégias da SES-MG para o combate às arboviroses: “A gente tem recurso estadual que vai com antecedência para os municípios; temas políticas de drones, de inovação; a Força Estadual nos apoiando com as capacitações, e apoio das Unidades Regionais de Saúde que favorecem o preparo nossa macrorregião”, destacou. 

SES-MG no combate às Arboviroses

Com investimentos certos e inovação, Minas Gerais reduziu em mais de 90% os casos no período sazonal 2024-2025 em relação a 2023-2024. Para o período 2025-2026, o Estado reforça a capacidade de resposta, amplia esforços nos municípios e intensifica ações estratégicas para o combate às arboviroses.

Por: Priscila Rezende

Foto: Priscila Rezende

Rolar para cima