A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, promoveram nos dias 6 e 7 de abril, no Vale do Jequitinhonha, uma série de ações em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física e Dia Mundial da Saúde, respectivamente. Para dar suporte aos eventos, a Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul repassará, no decorrer do mês de abril, mais de 17 mil panfletos para os municípios de Almenara, Divisópolis, Felisburgo, Jacinto, Palmópolis, Rubim e Salto da Divisa, que são os que possuem pólos das Academias da Saúde finalizadas.
A Referência Técnica da Academia da Saúde da GRS Pedra Azul, Marcelo Alves, destacou que o tema da campanha é “Segurança de alimentos: do campo à mesa (e em todos os lugares)” e que a Regional de Saúde busca mobilizar todos os municípios a realizem suas ações no decorrer deste mês. “Nossa intenção é que as ações sejam contínuas nesses municípios que possuem os polos das academias da saúde, e que nos demais as atividades também sejam desenvolvidas em um espaço adequado à prática de atividade físicas, integrando estas atividades as orientações aos usuários sobre a importância da alimentação saudável”.
Nesse sentido, o município de Divisa Alegre vem desenvolvendo essa semana palestras nas escolas com o objetivo de combater o sedentarismo dos alunos. Em salas de aula, professores e alunos fizeram cartazes sobre o tema, que foram expostos em uma caminhada e um passeio ciclístico que foi organizado, no dia 6, com alunos da Escola Estadual de Divisa Alegre para chamar a atenção da população sobre o problema da má alimentação e da falta de atividade física. A fisioterapeuta do município, Deise Amorim, disse que o trabalho já vem sendo feito de forma contínua nas Escolas Estadual e Municipal do município e que chegou a se reunir com os pais dos alunos para discutir o tipo de alimentos que os alunos estavam levando para a aula. “Muitos alunos levavam salgadinhos, biscoitos recheados e refrigerantes. Então, fizemos um alerta sobre os riscos destes alimentos que continham muito sódio, gorduras saturadas e excesso de carboidratos, o que poderia ocasionar futuros problemas de saúde, como obesidade infantil, hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares”.
No dia 7, em Felisburgo, foi realizada uma caminhada com duração de 30 minutos, iniciando do hospital de Felisburgo até a unidade da Academia da Saúde, onde a população teve a oportunidade de se exercitar. Ao longo do percurso, pequenas palestras eram realizadas, com o objetivo de chamar a atenção da população sobre os cuidados com a saúde. O evento contou com a participação do Médico, Ardom Mendes, que defendeu que saúde é um completo bem estar físico, mental e social; da Enfermeira, Sandra Aparecida Pardinho, que falou sobre os cuidados com a higiene do corpo e dos alimentos; da Fisioterapeuta e Referência Municipal da Academia da Saúde, Stella Cunha, que convidou a população a participar das atividades físicas e do Fonoaudiólogo, Francisco Santos, que abordou a saúde auditiva e a necessidade de beber água com frequência para ter saúde. Também participaram da caminhada o Psicólogo, Wariston Prates, a Nutricionista Ane Rafiza Alves, a Educadora Física, Debora Gonçalves, e as Coordenadoras da Atenção Primária, Vanessa Botelho, e da Vigilância em Saúde, Jordânia Chaves. “Esse alerta à população é necessário para que as pessoas passem a ter um cuidado ainda maior com sua saúde, com maior autoestima, para que possam gostar de si e buscar cuidar mais de sua saúde. Isso é fundamental, porque apesar de termos profissionais competentes aptos a atender a população, cabe a cada indivíduo dar o primeiro passo para a mudança da sua condição de vida, para que as coisas melhorem de fato”, defendeu a Secretária Municipal de Felisburgo, Alice Pereira.
Já em Jequitinhonha, um dos principais objetivos do evento foi buscar uma melhoria da autoestima dos participantes, buscando incentivar uma alimentação saudável, sem agrotóxicos, e a prática contínua da atividade física. Resultados positivos já vêm sendo alcançados pelo município desde a criação do grupo Agita Jequi, composto por idosos, hipertensos e diabéticos. O Secretário Municipal de Saúde de Jequitinhonha, Pablo Santos, explicou que muitas pessoas que tinham problemas de depressão, por exemplo, e que passaram a integrar o grupo, começaram a apresentar melhoras significativas, com o trabalho de socialização que é realizado. “Já temos formado no nosso município uma rede bem articulada, que orienta nossos pacientes a participarem do grupo. Isso só traz benefício para quem participa, pois as pessoas praticam atividades físicas e tem melhoras cardiovasculares e respiratórias significativas, além do grupo ser um espaço propício à criação e fortalecimento de amizades”.
A aposentada, Leanor Alves, contou que tinha pressão alta e desde que começou a fazer atividade física sua pressão voltou ao normal e que não sente mais dores no corpo. Perto de completar 70 anos, Isabel Rodrigues, relatou que sofria com fortes dores no braço. “Desde quando comecei a fazer a fisioterapia, e, depois, quando entrei no grupo Agita Jequi, comecei a viver um momento novo na minha vida. Não sinto mais dores no corpo. Meu braço está forte, e não existe mais tempo ruim para mim. Quero sempre ir no grupo, porque tem bons profissionais e tenho ótimas companheiras”, disse.
Em Rubim, as atividades começaram as 6h da manhã, com alongamentos e caminhadas, aulas de zumba, campeonato de supino reto, apresentação do grupo de capoeira, atividades lúdicas para crianças e palestra sobre alimentação saudável e boas práticas de manipulação de alimentos. Em Comercinho as ações foram realizadas na quadra poliesportiva, e a população participou de aulas de zumba, alongamentos, peteca, bambolê, forró e bingo. Já em Cachoeira de Pajeú, as atividades de saúde foram realizadas no distrito de São Franscisco/Cariri, na BR 116. Foram realizadas palestras sobre segurança de alimentos e boas práticas de manipulação de alimentos, além de apresentações artísticas e boas práticas de atividades físicas.
Programação do mês de abril
As ações em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física e Dia Mundial da Saúde vão acontecer, ainda, ao longo do mês de abril na região nordeste de minas.
Confira a programação em alguns municípios:
Em Jequitinhonha, as ações estão sendo realizadas do dia 6 a 10 de abril. A partir de amanhã, dia 8, os eventos, no período da manhã, acontecem em frente da feira, com aeróbica, zumba, palestras educativas, dança, amostra de frutas e legumes naturais. Dia 9, em frente ao Banco do Brasil, será realizada aeróbica, zumba, palestra educativa e dança, e, no dia 10, na praça da rodoviária, haverá uma passeata até a praça de eventos. Já no período noturno, as ações acontecem sempre no trevo fechado próximo ao quartel, com rodas de capoeira, aeróbica, zumba, palestra, treinamento funcional e dança.
Em Medina, no período da manhã, as atividades serão realizadas no sábado, dia 11, na Praça Max Machado, sendo que a população poderá participar de caminhadas, exercícios funcionais, zumba e aferição da pressão arterial e glicemia capilar.
A população de Cachoeira de Pajeú também poderá participar, no dia 8, na praça Rui Barbosa, no centro da cidade, de uma palestra sobre segurança de alimentos, de consumo de agrotóxicos nos alimentos, e de boas práticas de manipulação de alimentos, além de uma passeata com participação de alunos das escolas estadual e municipal, práticas de atividades física e apresentação cultural. Já no dia 18, está prevista a realização de caminhadas orientadas, atividades recreativas, peteca, volêi, futebol de campo, futsal, passeio de bike, atletismo e dança.
Autor: Allan Campos