Diversos municípios pertencentes à área de atuação da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira realizaram, na quinta-feira, 18 de maio, ações da campanha “Maio Laranja”, que busca chamar a atenção da sociedade para a importância de prevenir e combater a violência sexual infantojuvenil.
De acordo com Ronaldo Santos Duarte, referência técnica em saúde da criança e adolescente da GRS Itabira, no dia 9 de maio foi realizada uma Live juntamente com as Secretarias de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e Secretaria de Estado de Educação, com participação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), dando início à campanha do “Maio Laranja” no estado, intensificando assim as ações de divulgação do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
“A campanha do dia 18 de maio, também conhecida como “Faça Bonito”, busca mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Todos os municípios da área de atuação da GRS Itabira, por meio da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), foram notificados e orientados a realizarem a campanha em suas localidades, fortalecendo a conscientização da população sobre o tema”, pontuou Ronaldo.
A referência técnica da Vigilância das Causas Externas (violências), Aline Graziele Fernandes Martins da Costa, da GRS Itabira, destacou que o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituída pela Lei nº 9.970/2000, o que fortaleceu ainda mais a data e realizações de campanhas pelos municípios.
Aline ressaltou que é necessário apresentar e discutir, junto aos municípios, de forma continua, os dados epidemiológicos sobre os casos de violência sexual à criança e ao adolescente, e o papel da vigilância é de extrema importância na disseminação das informações para a prevenção da ocorrência de casos. “Campanhas educativas, como as realizadas pelos municípios, estão entre as ações das vigilâncias epidemiológicas municipais e visam estimular a prevenção. Além dessas ações, também são realizadas pelas referências em vigilância a gestão dos dados de notificação de violência interpessoal no SINAN, a articulação intra e intersetorial, qualificação de profissionais de saúde, estruturação de fluxo e rede de enfrentamento à violência nos municípios”, disse Aline.
Maio Laranja
Para Ronaldo Santos Duarte, referência técnica em Saúde da Criança e Adolescente da GRS Itabira, o Maio Laranja também tem o papel de conscientizar a população sobre a importância de identificar os sinais de abuso sexual infantil e denunciar os casos às autoridades competentes.
“Esta campanha simboliza a necessidade de uma consciência maior em relação aos direitos da criança e do adolescente, porque a população infantil é uma população historicamente e culturalmente esquecida. São vulneráveis em razão da idade, incapazes de acordo com o que traz a nossa legislação, culturalmente, até na legislação, eram tratadas como objeto”, finalizou Ronaldo.
João Monlevade
Em João Monlevade, a Secretaria Municipal de Trabalho Social, em parceria com Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma caminhada pelo centro comercial, na terça-feira, dia 16 de maio, alertando a população sobre a gravidade da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Segundo a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de João Monlevade, Tatiana Meireles Siqueira, cerca de 200 pessoas participaram da mobilização, incluindo alunos das escolas municipais: Professora Cicinha Moura Simon e Germin Loureiro, e das escolas estaduais: Doutor Geraldo Parreiras, Luiz Prisco de Braga e Dona Jenny Faria, membros do Conselho Tutelar, Associação de Cooperação e Integração dos Portadores de Deficiência de João Monlevade (ACINPODE), Polícia Militar e Câmara Municipal. “Tivemos a participação de cinco escolas e diversos servidores. Nosso objetivo é mostrar para a sociedade que estamos lutando pelas crianças e adolescentes, além de reforçar a necessidade de conscientização”, afirmou Tatiana.
A secretária de Assistência Social, Marinete da Silva Morais, destacou que a violência sexual infantil é um problema que precisa ser enfrentado de forma enérgica e contínua. No dia 18 de maio, também como parte da programação do Maio Laranja, o município de João Monledevade realizou um seminário com o tema: Os Impactos da Violência Sexual no Desenvolvimento da Criança e do Adolescente.
Itabira
No município de Itabira, as Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, Esporte e Lazer, realizaram o 2º Seminário de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
O evento ocorreu no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, com a presença de autoridades municipais e de representantes da Polícia Civil e Polícia Militar.
Nova Era
A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Era, em parceria com Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, realizou no dia 18 de maio, uma grande caminhada denominada “FAÇA BONITO”, em alusão ao Maio Laranja, com o objetivo de dar visibilidade ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Barão de Cocais
A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Barão de Cocais, realizou na Praça Central, uma Blitz Educativa sobre o Maio Laranja, visando fortalecer o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Guanhães
A Prefeitura de Guanhães, por meio das Secretarias de Assistência Social e Saúde, apresentou no dia 18 de maio um episódio do Podcast “A Vida é da Cor que Você Pinta”, dando destaque à campanha “Maio Laranja”. Ainda no dia 18, também foi realizada a caminhada para marcar o Dia de Combate e Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A concentração ocorreu na Praça JK e contou com a presença da fanfarra da Escola Estadual Fazenda São Sebastião, alunos das escolas municipais e estaduais, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, vereadores, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Guanhães e outras autoridades municipais.
Autor: Flávio A. R. Samuel