Município da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano realiza conferência dos trabalhadores da macro Vale do Aço

Evento fortalece as políticas públicas da saúde e segurança no trabalho

O município de Ipatinga realizou a primeira Conferência dos Trabalhadores e Trabalhadoras da macrorregional de Saúde Vale do Aço no dia 12/4, no Clube Pioneiros da Associação dos Aposentados e Pensionistas do INSS (AAPI). O encontro contou com a presença da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano e reuniu representantes da região para discussões de diretrizes e propostas, fortalecer as políticas públicas de saúde e segurança no trabalho.

O evento é uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, promovida pelo Conselho Nacional de Saúde e pelo Ministério da Saúde (MS).

Segundo Flávia Lana Ferreira Pina, referência técnica em Saúde do Trabalhador da SRS Coronel Fabriciano, a primeira Conferência Macrorregional Vale do Aço foi um espaço importante de discussão sobre o tema Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano.

“O evento buscou reafirmar a luta por condições de trabalho dignas e saúde para todos os trabalhadores. Foram discutidos três eixos: ‘Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora’, ‘As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora’ e ‘A participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o controle social’. Para cada eixo foram escolhidas diretrizes e propostas, além da eleição de delegados para participarem da etapa estadual”, detalhou Flávia Pina.

Glauciane Silva Reis, gerente do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Ipatinga, ressaltou que a conferência promove a integração entre os municípios da macrorregião, articulando diferentes cidades, incentivando a troca de experiências e a criação de redes de apoio mútuo. 

“Essa articulação contribui para a formulação de políticas públicas mais amplas, eficazes e coordenadas. As propostas construídas e votadas durante o encontro têm potencial para subsidiar importantes ações, como programas de inclusão e proteção ao trabalhador,  Iniciativas de qualificação profissional e diretrizes para ambientes e processos de trabalho mais seguros e saudáveis. Trata-se de uma oportunidade de mobilização da classe trabalhadora da iniciativa privada, sindicatos, servidores públicos, movimentos sociais e entidades comprometidas com a defesa dos direitos laborais”, explicou a gerente.

Segundo Glauciane Reis, a conferência promoveu a conscientização sobre direitos trabalhistas, fortalecimento de alianças para lutas coletivas e a defesa da saúde mental e do bem-estar no ambiente de trabalho. “Ao unir vozes, ideias e forças, a conferência se torna um instrumento potente de transformação social, impulsionando a construção de uma sociedade mais justa, solidária e democrática”, completou.

Gabriel Barroso – Estagiário sob supervisão / Foto: SRS Coronel Fabriciano

Rolar para cima