A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros foi uma das instituições homenageadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na premiação 10+ Colaboradores do Sistema de Informação em Saúde Silvestre (SISS-GEO 2022), na quinta-feira, 27 de abril. Entre as dez equipes de unidades de saúde, ambiente e outros órgãos homenageados pela Fiocruz, a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros e a SRS ficaram na sexta e sétima colocação, respectivamente, entre os principais colaboradores do Sistema.
Na categoria 10+ Profissionais de Saúde, Ambiente e outros órgãos, a SRS Montes Claros também foi destaque, com a referência técnica em entomologia, Bartolomeu Teixeira Lopes, ocupando a oitava colocação em nível nacional. Na mesma categoria, o agente sanitário da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, Valdeir Cardoso dos Santos, ficou na nona colocação.
A plataforma SISS-Geo, coordenada pela Fiocruz, possibilita aos profissionais de vigilância epidemiológica e de saúde de todas as regiões do país realizar o registro das ocorrências de epizootias com georreferenciamento preciso do local, além de disparar alertas, via e-mail, às referências técnicas estaduais e federais.
“A plataforma é uma importante iniciativa que possibilita aos profissionais de saúde acesso a informações em tempo real sobre a ocorrência de doenças na fauna silvestre, especialmente aquelas com potencial de acometimento humano. Isso permite maior agilidade nos serviços de saúde e na adoção de ações de vigilância e prevenção”, explicou a coordenadora de vigilância em saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes.
O aplicativo SISS-Geo é monitorado pelo Centro de Informação em Saúde Silvestre (CISS), e foi elaborado para que qualquer pessoa possa registrar, on-line ou off-line, suas observações de maneira rápida e simples, contribuindo de forma direta nas tomadas de decisão relativas à prevenção de doenças em animais e pessoas.
“Mais de 50% dos profissionais de vigilância epidemiológica e de saúde do Norte de Minas já passaram por capacitações sobre o SISS-Geo, realizadas pela Superintendência Regional de Saúde. Esse trabalho viabiliza que a região avance nas ações de vigilância em saúde, evitando que agravos com potencial de atingir grande número de pessoas sejam contidos a tempo”, ressaltou Bartolomeu Lopes.
A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, observou que “a iniciativa da Fiocruz de reconhecer e colocar em destaque o trabalho realizado pela SRS Montes Claros e profissionais de saúde do Norte de Minas, evidencia que a região está obtendo resultados positivos na difusão de conhecimentos, contribuindo para que as equipes municipais estejam preparadas para auxiliar a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e o Ministério da Saúde nas tomadas de decisões para o enfrentamento de situações que coloquem em risco a saúde da população e da fauna silvestre”.
Autor: Pedro Ricardo