Meningite: Regional de Montes Claros repassa vacinas a municípios e amplia público a ser imunizado

Foto: Pedro Ricardo

 

Nesta quarta-feira, 3 de outubro, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros começou a repassar a 54 municípios que integram a sua área de atuação, 32.300 doses de vacinas Meningocócica C. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal da população, tendo como público-alvo pessoas com idade entre 16 e 30 anos; trabalhadores da saúde; estudantes universitários e de escolas técnicas públicas e privadas, sem limite de idade; e profissionais da educação de nível superior e técnico.

A meningite é uma síndrome transmitida durante todo o ano, através das vias respiratórias, entre pessoas de todas as idades. Em geral, o quadro clínico é grave e pode levar o paciente a óbito. O sorogrupo de meningococo mais frequente no Brasil é o C, razão pela qual a vacina foi incluída em 2010 no Calendário Nacional de Vacinação pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). 

A referência técnica em imunização da SRS Montes Claros, Mônica de Lourdes Rochido, explica que o repasse das vacinas às secretarias municipais de saúde ocorrerá nesta semana e também na próxima, de acordo com a necessidade de reposição dos estoques em cada localidade. Ainda nesta quarta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros recebeu 12.080 doses de imunizantes.

Os demais municípios que receberão maiores quantidades de vacinas para a ampliação do público-alvo a ser imunizado são: Janaúba (2.130 doses); Bocaiúva (1.460); Jaíba (1.270); Salinas (1.100); Taiobeiras, Rio Pardo de Minas e Porteirinha (980 doses para cada localidade); Espinosa (840); Francisco Sá (750); Coração de Jesus e São João do Paraíso (700 doses de vacinas para cada município).

Neste ano, a SRS Montes Claros já repassou 40 mil doses de vacinas aos municípios da sua área de atuação. Nesse contexto, a SRS reforça a necessidade dos pais providenciarem a vacinação de crianças e adolescentes contra a meningite. Recém-nascidos devem ser vacinados aos 3 meses e 5 meses de idade, com intervalo de 60 dias. Além disso, os pais devem procurar as unidades de saúde quando a criança completar 1 ano para aplicação da terceira dose. Outra dose de reforço deve ser administrada aos 4 anos.

 

Ampliação, busca ativa e estratégias

Em setembro deste ano o Ministério da Saúde decidiu ampliar, temporariamente, a oferta da vacina meningocócica ACWY para adolescentes não vacinados com idade entre 11 e 14 anos. A vacina está disponível no Calendário Nacional de Vacinação para adolescentes de 11 e 12 anos, mas até junho de 2023 terá o público ampliado para a faixa etária de 13 e 14 anos. O objetivo é reduzir o número de portadores da bactéria na nasofaringe. A recomendação é uma dose ou reforço, conforme a situação vacinal de cada adolescente.

Com a ampliação do público-alvo a coordenadora de vigilância em saúde da SRS, Agna Soares da Silva Menezes reforça a importância dos municípios intensificarem a busca ativa da população, além de criar alternativas para a expansão do horário de funcionamento das unidades básicas de saúde, tanto no período noturno quanto nos finais de semana. 

Para auxiliar as secretarias municipais de saúde no aumento das coberturas vacinais, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros tem realizado oficinas envolvendo enfermeiros e agentes de saúde que atuam nas salas de vacinação. A iniciativa já contemplou os municípios de Janaúba e Rio Pardo de Minas, além das microrregiões de Saúde de Salinas, Taiobeiras e de São João do Paraíso. Para este mês de novembro está prevista a realização de oficina envolvendo os municípios da microrregião de Saúde de Bocaiúva. 

Embora o Ministério da Saúde preconiza que as coberturas vacinais contra a meningite devem ser de no mínimo 95%, entre os municípios da área de atuação da SRS Montes Claros os percentuais estão baixos. Em 2021 a cobertura vacinal ficou em 76,97% nas crianças menores de 1 ano e em 75% na população maior de 1 ano.

Já neste ano, a cobertura vacinal contra a meningite aumentou para 77,81% entre as crianças menores de 1 ano e para 82,24% no público infantil com mais de 12 meses de vida. 

 

Incidência

Reforçando que a meningite acomete todas as faixas etárias da população, Agna Menezes observa que levantamento realizado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde da SRS aponta que entre 2021 e este ano foram confirmados 12 casos de meningite em pessoas com idade entre 15 e 49 anos; sete casos da doença em crianças menores de 1 ano e cinco casos em pessoas na faixa etária entre 50 e 64 anos.

O Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), administrado pelo Ministério da Saúde, também aponta que entre os municípios que compõem a área de atuação da SRS Montes Claros foram confirmados, entre 2021 e 2022, a ocorrência de três casos de meningite em crianças com idade entre 5 e 9 anos; três casos em idosos na faixa etária entre 65 a 79 anos; dois casos em adolescentes entre 10 e 14 anos e um caso em criança com idade entre 1 e 4 anos.

Neste ano, de 15 casos confirmados de meningite, já foram notificados três óbitos causados pela doença. Em Montes Claros, onde foram confirmados sete casos de meningite, foi registrado um óbito. Outras duas pessoas faleceram em Rio Pardo de Minas e Rubelita. Os demais municípios que tiveram casos confirmados da doença foram: Claro dos Poções; Coração de Jesus; Taiobeiras e Vargem Grande do Rio Pardo.

Em 2021, na área de atuação da SRS Montes Claros, não ocorreram óbitos por causa da meningite, mas foram notificados 18 casos da doença. Em Montes Claros foram registrados 11 casos e os demais aconteceram em Bocaiúva; Claro dos Poções; Engenheiro Navarro; Itacambira; Janaúba; Rio Pardo de Minas e São João da Lagoa.

Autor: Pedro Ricardo

Rolar para cima