Finalizando as atividades de mobilização social da Força Tarefa de Combate à Dengue, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), promoveu no último sábado (24-08), em São Pedro do Suaçui, município com cerca de 5.500 habitantes no leste mineiro, em conjunto com a Prefeitura Municipal e com o apoio de parceiros institucionais, o evento “Minha cidade sem Dengue”. A ação teve a participação ativa e expressiva da população que recebeu material gráfico de prevenção e combate a dengue, divulgação e cadastramento no DengueMob, oficinas artísticas e informações sobre a doença na tenda Dengômetro, além de apresentações artísticas de entidades municipais.
São Pedro do Suaçui, segundo dados do SINAN, apresenta desde o início do ano, 57 casos notificados de dengue e 08 destes confirmados laboratorialmente. A abertura do evento foi feita por um grupo de alunos da Escola de Educação Especial Despertai da APAAE, com apresentação do Hino da cidade e de uma música de enfrentamento a dengue. ”A luta e a vigilância contra a Dengue tem de ser permanente e é responsabilidade de todos”, alertou a diretora da entidade, Maria Helena Leão.
Em seguida houve a apresentação das Escolas Estaduais, Dim Viegas e João Pinheiro e Municipal, Américo Caldeira Brant com paródias, teatro e músicas alusivas ao combate a doença. Na sequência, os alunos das escolas promoveram uma passeata no entorno da praça, chamando a população a se mobilizar contra o mosquito Aedes aegypti. Encerrando o evento foram sorteados diversos brindes doados pelos comerciantes do município.
A secretária de Saúde de São Pedro do Suaçui, Sivânia Maria Peixoto Oliveira, ressaltou a importância das atividades da Força Tarefa no município. “A vinda de toda a equipe, agente de endemias e mobilizadores sociais foi um presente de Deus para a nossa cidade. Os agentes foram muito bem recebidos e tiveram acesso a todos os domicílios, inclusive de algumas residências que as equipes municipais não tinham acesso. A equipe de mobilizadores também nos orientou sobre novas estratégias de abordagem e sensibilização junto a população contra a dengue e principalmente sobre a necessidade fundamental de uma recicladora de lixo no município”, informou.
O prefeito de São Pedro do Suaçui, Ricardo Leão Araújo Souza manifestou um agradecimento especial pelo apoio do Estado.“Ano passado não tivemos nenhum caso de dengue notificado no nosso município e agora em 2013 já tivemos quase 60 casos notificados. A parceria da Força Tarefa com os agentes de campo e pessoal da mobilização social foi muito importante porque envolveu não só a área de saúde mas todos os setores da sociedade nesta luta”, declarou.
Participação popular
Além da participação dos moradores da área urbana, o “Minha cidade sem Dengue” recebeu também alunos, familiares e professores da zona rural do município, que foram transportados em ônibus disponibilizados pela Prefeitura.
A aluna do 4º Ano da Escola Municipal América Caldeira Brant, Sara Coelho, era uma das mais animadas na oficina de desenho no Dengômetro. “Na minha escola sempre participo com meu colegas de atividades de desenho sobre a Dengue e eu sei que não podemos deixar nada que possa acumular água e permitir que o mosquito se reproduza e cause a doença”,afirmou.
Já a agente comunitária de Saúde, Aparecida Beltoso, ficou interessada em inscrever uma ação que desenvolverá no próximo dia, 26/08, no DengueMob, iniciativa da SES-MG que premia ações de mobilização contra Dengue. “Durante uma reunião de planejamento de ações de saúde no município tive a ideia de promover a festa de aniversário de 10 anos da minha filha decorando todo o local do evento com figuras e temas da campanha contra a dengue, principalmente personagens da peça “Deu a louca no mundo da Fantasia”, salientou.
Por sua vez, a cozinheira salgadeira, Sirley de Souza Lima, fez questão de trazer seus três sobrinhos para participar do evento. ”As crianças são as primeiras a não me deixar acumular lixo no quintal da casa. Elas mobilizam a gente a acabar com a Dengue”, finalizou.
Autor: Frederico Bussinger