Itaobim mobiliza população para a semana do bebê

Itaobim mobiliza população para a semana do bebê

O município de Itaobim, em parceria com a Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, da Secretária Municipal de Assistência Social e da Pastoral da Criança, realizou entre os dias 19 e 23 de março, a Semana do Bebê, com o objetivo de difundir os cuidados necessários com as crianças em seus primeiros anos de vida.

O evento, que teve como público alvo as gestantes, puérperas e famílias com crianças menores de cinco anos, contou com palestras sobre aleitamento materno nas estratégias Saúde da Família de Alvorada, São Cristovão, Esperança, Centro, Estação da Luz e São João. Também foram realizadas uma palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), além de teste rápido sobre o Vírus de Imunodeficiência Humana (HIV), e orientações sobre os preparativos necessários para a chegada do bebê.

A referência técnica municipal da Secretaria Municipal de Saúde de Itaobim, Acácio Gonçalves, explicou que a população também recebeu informações sobre o evento através das rádios comunitárias e do carro volante nas ruas. “Também montamos barracas itinerantes, busca ativa do público alvo e distribuição de cartazes e informativos por toda cidade, com o objetivo de promover o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida do bebê”, disse.

Programa Mães de Minas

O Governo de Minas tem tido um olhar diferenciado para criar ações que visam à redução da mortalidade infantil e a garantia de um nascimento mais digno e saudável. Através do programa Mães de Minas foi criado um conjunto de ações de saúde voltadas para a proteção e o cuidado da gestante e da criança no primeiro ano de vida, como parte da Rede Viva Vida.Com isso, o Governo de Minas se propõe, por meio desse programa, estabelecer um contato individual com cada gestante, mobilizando todos os recursos necessários para o acompanhamento do pré-natal e também do primeiro ano de vida da criança, para identificar e sanar situações de risco.Como estratégia para realizar o acompanhamento da mãe e da criança, foi criada uma plataforma no call center (155), como grande ferramenta de interlocução direta com a gestante, sua família e com os serviços de saúde, visando o monitoramento da gravidez, do nascimento e do desenvolvimento da criança.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Allan Campos / GRS Pedra Azul


Rolar para cima