Instituição do COES Viçosa dá continuidade à organização da rede de saúde local para enfrentamento do coronavírus

unidcovid

Desde a última semana, o Centro de Operações de Emergência em Saúde de Viçosa (COES) deu início aos seus trabalhos, com o objetivo de estudar e definir procedimentos voltados à estrutura hospitalar instalada no município para atendimento a possíveis casos de pacientes diagnosticados com Covid-19. O COES, que prevê reuniões diárias e extraordinariamente aos finais de semana, é constituído por profissionais e gestores da rede pública de saúde local, representantes da Regional de Saúde de Ponte Nova, médicos especialistas, docentes e servidores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), além de representantes da Câmara Municipal e dos planos de saúde suplementar que atuam na cidade.

Segundo o secretário de Saúde de Viçosa, Marcus Schitini, todas as ações do COES são norteadas por critérios técnicos e levam em consideração tanto a realidade local do SUS quanto as orientações de órgãos de saúde nacionais, estaduais e municipais, visando dar mais segurança à população: “Nossas decisões são tomadas com base em recomendações oficiais e, principalmente, em cumprimento às normas sanitárias. Ainda não temos casos confirmados, mas estamos monitorando o avanço da doença nas cidades da nossa região”, destacou.

É sabido que a capacidade hospitalar, atualmente, está comprometida, sobretudo devido à falta dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Visando minimizar o problema, o COES teve conhecimento de iniciativas como a da UFV, que comprou tecidos para a confecção de máscaras, a serem distribuídas, periodicamente, a hospitais e unidades de saúde da cidade, além de doações realizadas pelos planos de saúde. Também foi cobrado o repasse de EPI’s anunciado pelo Governo Federal.

A quantidade de EPI’s e a infraestrutura da rede de saúde, na avaliação dos membros do COES, ainda precisa de mais tempo para se preparar e garantir segurança à população em relação aos atendimentos de futuros pacientes infectados. Diante deste cenário, são estudadas estratégias para aliar a retomada das atividades rotineiras do município de Viçosa à capacidade de atendimentos a pacientes no SUS, evitando o colapso do sistema de saúde.

Para a superintendente da Regional de Saúde de Ponte Nova, Kátia Jardim de Carvalho Irias, a participação no COES de Viçosa, por meio da referência técnica da Coordenadoria de Atenção à Saúde (CAS), Ana Flávia de Paiva Mendes, e do coordenador do Núcleo de Vigilância Sanitária, Luiz Roberto de Freitas da Silva, “é importante para o alinhamento em todos níveis de atenção e para enriquecer a construção dessa rede”, afirmou.

Unidade Covid-19

Para auxiliar no enfrentamento da pandemia, a Unidade de Atenção Especializada em Saúde (UAES), uma parceria da UFV com a Prefeitura de Viçosa, vai adaptar seu espaço com a disponibilização de dois consultórios em sua estrutura externa. A intenção é que pessoas que demandem atendimento de urgência e emergência sejam triadas e encaminhadas aos hospitais da cidade somente se necessário ou mediante a suspeita de caso de Covid-19. O COES é quem vai ordenar a estrutura para a unidade, que aguarda a chegada de insumos e EPI’s para começar a funcionar.

Autor: Tarsis Murad

Rolar para cima