Iniciativas para as populações LGBT+ e em situação de rua são destaque em seminário macrorregional em Juiz de Fora

Imagem

Para apoiar os profissionais de municípios na implementação das Políticas de Promoção da Equidade em Saúde, as unidades regionais de saúde que compõem a macrorregião de saúde Sudeste promoveram o primeiro seminário macrorregional voltado para a equidade. O evento foi realizado em Juiz de Fora, no dia 14 de setembro, quando foram apresentadas experiências exitosas das Unidades Regionais de Saúde (URSs) de Ubá e Manhuaçu.

O Comitê de Equidade da Secretaria Municipal de Ubá, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), realizou um evento com intuito de fazer testes rápidos de sífilis e tuberculose, para um diagnóstico situacional da população em situação de rua. Segundo a psicóloga do município, Patrícia Colli Francisco, “a ação ajudou a mapear o aumento de doenças, como sífilis e tuberculose no território, e definiu estratégias de tratamento”, explica.

Em Carangola, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) firmou parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) para efetivar as políticas de promoção da equidade. A efetivação se deu em duas vias:  criação de um grupo terapêutico LGBT para estudantes da UEMG e encontros de formação das equipes da Atenção Primária à Saúde (APS).

Para a coordenadora da Atenção Primária à Saúde do município de Carangola, Taís Moraes Nolasco, “ao longo dos meses foi possível observar uma boa adesão dos acadêmicos em relação ao grupo terapêutico e um grande avanço na sensibilização dos profissionais de saúde para que assumam suas responsabilidades e ajam de forma ética, com conhecimento dos repertórios sexuais, possibilidades comportamentais e necessidades em saúde das minorias sexuais”, detalhou Taís Nolasco. 

 

O que são os comitês técnicos?

Comitê Técnico de Políticas de Promoção da Equidade é um espaço participativo para discussão de estratégias para reduzir as barreiras de acesso das populações de maior vulnerabilidade aos serviços de saúde.

A implantação dos comitês municipais surgiu a partir do indicador 6 da Política Estadual de Promoção à Saúde (Poeps), conforme a resolução 7.610, de julho de 2021.

 

Exemplo da ação de um comitê técnico na regional de Juiz de Fora

A assistente social e representante do município de Lima Duarte, Amanda do Nascimento, organiza o comitê técnico em Juiz de Fora, no qual são realizadas reuniões a cada 2 meses para discussão e planejamento de ações.

No município de Lima Duarte, a população do campo recebe ações integrais de saúde planejadas pelo comitê técnico

“Em nosso comitê são contempladas as populações do campo, LGBT e população negra”, conta Amanda Nascimento. Para o atendimento à população LGBT, será realizada uma capacitação para profissionais de saúde. “A capacitação faz parte de um plano de trabalho no qual o objetivo é garantir o um atendimento humanizado e inclusivo a essa população por parte dos servidores da saúde”, explica a assistente social.

Dos 37 municípios que compõem a regional de saúde de Juiz de Fora, apenas 4 ainda não implementaram o Comitê Técnico de Promoção da Equidade em Saúde. 

 

Autor: Jonathas Mendes

Rolar para cima