Ao completar no dia 1º de julho um ano de funcionamento, as quatro novas unidades do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) sediadas em Jequitaí, Grão Mogol, Salinas e Manga contabilizaram a realização de 998 atendimentos. As unidades, que são administradas pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), foram inauguradas no dia 27 de junho do ano passado, em Salinas, com a presença do secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti.
Os municípios de Jequitaí (223 atendimentos) e Grão Mogol (201) receberam uma Unidade de Suporte Básico (USB), que é formada por um técnico em enfermagem e um condutor socorrista. Entre outros equipamentos, na ambulância estão disponíveis materiais para curativos, imobilização e acesso venoso, além do Desfibrilador Automático Externo (DEA), utilizado em paradas cardiorrespiratórias.
Já Salinas (353 atendimentos) e Manga (221), que já contavam com uma USB, receberam o reforço de uma Unidade de Suporte Avançado (USA), que é composta por médico, enfermeiro e condutor socorrista. Também conhecida como UTI móvel, a USA conta com equipamentos como monitor multiparâmetros, ventiladores mecânicos, bombas de infusão e medicações específicas, como trombolíticos que são utilizados em pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio. A USA também realiza transferências inter-hospitalares de pacientes graves.
“Com o aumento da cobertura dos atendimentos na macrorregião Norte, atualmente o SAMU possui 44 bases descentralizadas, sendo 12 Unidades de Suporte Avançado e 58 Unidades de Suporte Básico, compreendendo 60 ambulâncias”, explica a diretora executiva do Cisrun, Zildete Ferreira de Souza.
Levando em conta o expressivo número de atendimentos realizados em um ano, a superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques avalia que “foi acertada a decisão dos gestores da macrorregião Norte de viabilizar a implantação ou expansão de bases do SAMU em municípios com localização estratégica. Isso porque, além do Norte de Minas possuir grande extensão territorial, recebe grande tráfego de veículos em virtude de sediar o segundo maior entroncamento rodoviário do país, interligando as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste”
Autor: Pedro Ricardo