Nesta sexta-feira (20/11), foi inaugurada, em Sete Lagoas, a nova sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Sete Lagoas (CISMISEL). A obra contou com o investimento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) no valor de 1,4 milhão e vai oferecer atendimento de média e alta complexidade, além de consultas especializadas. Ao todo, 12 municípios da região serão beneficiados com a obra. Clique aqui e confira as fotos do evento.
De acordo com o Superintendente da Regional de Saúde de Sete Lagoas, Jean Carlos dos Santos Barrado, a nova sede do CISMISEL vai impactar positivamente todo o atendimento de média complexidade da região. “O CISMISEL é de fundamental importância para o atendimento de média complexidade ambulatorial da microrregião de Sete Lagoas. Sabemos que a obra vai impactar de forma positiva a estrutura de saúde de vários municípios”, afirma.
Já o Assessor Chefe de Cooperação Intermunicipal de Saúde da SES-MG, Darlan Venâncio, explica como a organização dos municípios em consórcios beneficia o acesso aos serviços de saúde. “A nova sede do CISMISEL representa um território que todos os municípios da região vão poder utilizar, trazendo mais qualidade, conforto e humanização ao atendimento de saúde dessa população. Essa é a essência dos consórcios de saúde, a integração de municípios com o objetivo de ampliar o acesso aos serviços”.
A nova sede do CISMISEL ofertará 31 especialidades médicas, realizando uma média de 4.972 consultas e 1.011 exames por mês. Serão beneficiados os municípios de Sete Lagoas, Araçaí, Baldim, Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Cordisburgo, Fortuna de Minas, Inhaúma, Jequitibá, Papagaios, Paraopeba e Santana de Pirapama.
Segundo o prefeito de Sete Lagoas, Márcio Reinaldo Dias Moreira, a nova sede vai ampliar o atendimento de saúde de todos os municípios envolvidos. “Essa é uma inauguração esperada pela população, com instalações adequadas para atender a todos os municípios que fazem parte do consórcio”, afirma. O Deputado Estadual Douglas Melo também destaca a importância do consórcio para os municípios do entorno. “As cidades da região possuem dificuldades muito parecidas, por isso o CISMISEL é tão importante para a ampliação da rede de atendimento”, explica.
Consórcios Intermunicipais de Saúde
Os Consórcios Intermunicipais de Saúde tem o objetivo de facilitar a gestão e oferta dos serviços de saúde para uma região. Por isso, municípios vizinhos se reúnem para promover o planejamento regional das ações em saúde, ampliando a cobertura dos atendimentos. Em Minas Gerais, existem 81 Consórcios Intermunicipais de Saúde. Fundado em 1996, o CISMISEL é referência para o atendimento médico na microrregião de saúde de Sete Lagoas, realizando uma média de 5.500 exames e 1.100 consultas especializadas por mês.
Autor: Jéssica Gomes