No período de 20 a 29 de maio, o município de Ibirité recebe a ação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) “Saúde Itinerante – Governo de Minas Mais Perto de Você”. O projeto acontece das 9h às 15h, no Estádio Municipal de Ibirité e visa fortalecer e promover as ações de saúde.
Do Programa de Enfrentamento Permanente da Dengue, foram deslocados para o município o Dengômetro (espaço para convivência e acesso às informações sobre a dengue), e o caminhão do Dengue Móvel, que realiza hoje (23/04) e amanhã, a troca de materiais recicláveis por kits de higiene bucal. Além disso, a SES enviou para Ibirité uma equipe de mobilização social que passou por estabelecimentos comerciais e da área educacional com o objetivo de alertá-los sobre o controle e a prevenção da dengue.
Segundo o coordenador do setor de Vigilância em Saúde de Ibirité, José Catulino Versani Neto, muitos trabalhos de mobilização social têm sido feitos no município contribuindo para que os índices da doença permaneçam baixos. “Existe uma parceria muito grande com as escolas e as associações comunitárias e todos eles ajudam na divulgação dos cuidados necessários com a dengue. Através de passeatas, palestras e apresentações teatrais conseguimos sensibilizar a população”, afirmou Catulino.
Ele ainda mencionou que um dos trabalhos de maior destaque realizado pelo Núcleo de Mobilização Social do município foi o teatro de fantoches “Sítio do Pica Pau Amarelo contra o mosquito da dengue”, apresentado para alunos de toda a rede de ensino da cidade. “Através de ações como estas conseguiremos alcançar o objetivo de erradicar a dengue na cidade. De janeiro a maio, tivemos 224 casos notificados em Ibirité, sendo que deste número, apenas 4 casos foram confirmados”, informou.
Quem não perdeu tempo e aproveitou a oportunidade para trocar materiais que poderiam virar foco de reprodução do mosquito vetor da doença, foi a dona de casa Hélia Matos Souza Gomes, 39 anos. Após ganhar três kits de higiene bucal, ela aproveitou para pegar dois almanaques da dengue para suas filhas. O material explica de maneira didática todo o ciclo da dengue e, segundo Hélia, isso servirá para reforçar os cuidados com a doença dentro de sua própria casa. “É impressionante como as crianças absorvem essas informações. Minha filha mais nova de 7 anos já falou para o pai dela que tem que trocar a água do cachorro sempre e colocar areia nos pratinhos de planta. Isso ajuda até a gente a não descuidar e prestar mais atenção”, disse.
Ver Minas
Também presente no evento, o Programa Ver Minas da SES/MG está prestando atendimento oftalmológico para pessoas com idade a partir de 50 anos. O objetivo do programa é levar mais assistência, em municípios que apresentam um vazio assistencial para esse tipo de serviço.
Moradores de cidades vizinhas também aproveitaram a oportunidade para participar do evento promovido pela SES/MG. Foi o caso do vigia Levino Caetano Gonçalves Dias, de 58 anos. Residente em Mário Campos, ele não passava por um atendimento oftalmológico há mais de dois anos.
“Quando passou um carro de som na minha rua falando do Saúde Itinerante fui logo na Secretaria Municipal de Saúde para me informar mais. Ontem vim para me consultar, passei por todos os exames e foi constatada a necessidade de fazer a cirurgia de catarata. Voltei hoje e já fiz o procedimento”, contou.
Através do Programa Ver Minas, Sr. Levino descobriu que estava com 60% da visão do olho esquerdo comprometida. A dificuldade para enxergar e fazer foco nos objetos foi corrigida e, em poucos dias, ele retornará às atividades do dia a dia. “Recebi as orientações e os cuidados necessários e estou muito satisfeito pelo tratamento que recebi. Eu não poderia ter tido um atendimento melhor e o Estado está de parabéns”, elogiou.
Autor: Alexandre Dutra