Nesta última quarta-feira (30/11), a presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, e a diretora-geral da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), Maria Aparecida Mendes de Almeida Veloso, se reuniram com o intuito de propor ações conjuntas para valorização do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais na área de hemoterapia e educação permanente, buscando principalmente a qualificação de profissionais de saúde pública e coletiva.
A parceria entre Hemominas e ESP-MG não é de agora. Em 2013, ao lado do Ministério da Saúde, foi concluída a primeira turma do curso técnico em hemoterapia com a proposta de trazer mais qualidade aos serviços técnicos especializados em todo o ciclo de produção de hemocomponentes para transfusão, cumprindo, à época, com investimentos do Programa de Formação Profissional em Saúde (Profaps), uma das prioridades elencadas na portaria nº 3.189/2009/MS.
Nessa área, Aparecida Veloso e Júnia Cioffi afirmaram que agora o desafio é buscar o reconhecimento da profissão de Técnico em Hemoterapia junto ao Ministério da Educação e às instâncias estaduais, tornando atrativa essa carreira e ampliando a qualificação e capacitação na área da saúde.
Aparecida Veloso ressaltou, também, a necessidade de consolidação da Educação Permanente, um dos programas de destaque na atuação da ESP-MG. “Nestas quinta e sexta-feira (1º e 2 de dezembro) teremos mais uma oficina de Educação Permanente na ESP-MG, congregando profissionais das Superintendências Regionais de Saúde, da Fhemig e da Hemominas. Essa oficina é resultado da Comissão Estadual, sob coordenação da Secretaria de Estado de Saúde e da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais”, disse ela.
Júnia Cioffi e Aparecida Veloso foram unânimes ao abordar a capacitação dos profissionais como fator fundamental para a qualidade das ações na saúde pública, bem como a necessidade de melhor divulgação dessas ações para que todos possam compreender esse processo voltado à prevenção, à vida saudável.
Ao final da reunião, ambas as titulares ressaltaram a importância de dar visibilidade às ações do Sistema Estadual de Saúde para que os serviços oferecidos pelo SUS, que abrangem muito mais do que a assistência clínica e/ou hospitalar, possam ser conhecidos pelos próprios profissionais de saúde e pelos cidadãos, especialmente quanto à atenção primária.
Autor: Hemominas / ASCOM