Iniciaram-se nesta terça-feira (01/10) e seguem até na sexta-feira,04/10, em Grupiara, município que pertence à região Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia, as atividades de mobilização social da Força Tarefa de Combate à Dengue.
No período da manhã do primeiro dia, os Núcleos Regional e Municipal de Mobilização Social em Dengue se reuniram para traçar estratégias que envolvam o poder público e sociedade civil nas reuniões intersetoriais, visitas técnicas, capacitações de mobilizadores sociais, Dengue Móvel, Dengômetro e Minha Cidade Sem Dengue. A reunião intersetorial aconteceu no início da tarde desta terça-feira e contou com a participação de representantes do cartório, restaurante, farmácia, igrejas, Conselho Tutelar, Emater, como também do Prefeito Luiz Davi e dos servidores das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura, Esportes e Meio Ambiente.
O superintendente regional de saúde de Uberlândia, Daltro Catani Filho, reforça que a Vigilância Epidemiológica e a mobilização social são primordiais para o controle da dengue. “A Força Tarefa vem justamente para reforçar as ações de endemias e, juntamente com toda a população, por meio da mobilização social, surgem ideais e parcerias para um trabalho contínuo de prevenção da doença”.
O Núcleo de Mobilização Social em Dengue de Grupiara desenvolveu diversas ações este ano, como a divulgação de informações na Farmácia de Minas, mutirão de limpeza, ações educativas durante o carnaval, passeata, placas com lembretes sobre a dengue pelas ruas da cidade e a semana de atividades na Escola Estadual. Para a referência técnica de mobilização social em dengue de Grupiara, Pollyanna Guimarães Braga, a Força Tarefa traz um impacto muito grande na cidade. “A equipe do Estado reforça as ações municipais que são desenvolvidas durante todo ano, e este apoio é primordial para conscientizar ainda mais a população sobre os perigos da dengue”.
Em 2013, até o momento, Grupiara notificou 11 casos da doença, e a Secretária Municipal de Saúde, Joana Pereira de Oliveira, mostra-se preocupada com a situação epidemiológica da região e vê a mobilização social como uma importante ferramenta para a prevenção da doença. “Este ano, vários municípios vizinhos tiveram epidemia de dengue, e isto acaba refletindo em Grupiara. A mobilização social intersetorial já vem apresentando resultados positivos, como é o caso do parceiro Sicoob, que colocou no extrato bancário um alerta sobre a dengue”.
O Dengômetro e o Dengue Móvel são duas ações de mobilização social que serão desenvolvidas na quinta e sexta-feira, 03 e 04 de outubro. O Dengômetro é um espaço interativo que presta informações e distribui material gráfico sobre a doença para a população e o Dengue Móvel troca materiais recicláveis (garrafas pet, latas e pneus) por material escolar (caderno e borracha). Já o evento Minha Cidade Sem Dengue visa valorizar a riqueza cultural e social da cidade, no qual haverá shows musicais, capoeira, gincana, teatro, paródias, oficina de pintura, jogo de tênis e aferição de pressão.
Programação
Panfletagem Educativa nas Escolas
Dia 02 de outubro
Escola Estadual Coronel José Faleiros de Aguiar e Escola Municipal Professora Laiz Duarte Alvim
Capacitação de Multiplicadores Sociais
Dia 03 de outubro, das 09h30 às 11h30
Câmara Municipal
Reunião com Líderes Religiosos
Dia 03 de outubro, das 14 às 15 horas
Secretaria Municipal de Saúde
Dengue Móvel e Dengômetro
Dias 03 e 04 de outubro, das 09 às 14 horas
Praça São Sebastião
Minha Cidade Sem Dengue
Dia 04 de outubro, das 09 às 12 horas
Praça São Sebastião
Autor: Lilian Cunha