A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí, através da Coordenação de Assistência Farmacêutica (CAF) e Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), realizou uma qualificação sobre o Programa Nacional de Controle do Tabagismo no último dia 18 de maio de 2022. A ação foi direcionada aos profissionais das equipes de atenção básica, saúde bucal e assistência farmacêutica e contou com a participação de mais de 50 profissionais entre enfermeiros, médicos, cirurgiões dentistas, psicólogos e farmacêuticos.
A capacitação abordou as diretrizes do Ministério da Saúde (MS) e do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para a abordagem intensiva do fumante e a realização de ações de promoção à saúde e prevenção da iniciação do consumo do tabaco. Após ser identificado no território, por meio das visitas domiciliares ou atendimento nas Unidades de Saúde, o usuário tabagista passa por uma avaliação clínica e, quando indicado, é direcionado a participar de grupos de apoio para a cessação.
A coordenadora de atenção primária do município de Unaí, Karen Costa Martins, avaliou positivamente a qualificação. “A qualificação foi muito produtiva, tanto para sabermos como abordar e acompanhar os indivíduos tabagistas, quanto para dar os primeiros passos de operacionalização do programa”.
O coordenador de assistência farmacêutica Robson Regis Rezende da Silva destacou que “a capacitação dos profissionais frente ao Programa é de suma importância para o desenvolvimento das atividades nos municípios e fomenta a interação multiprofissional com troca de experiências, a fim de ofertar um serviço de qualidade à população”.
Sobre o programa
O Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) inclui um conjunto de ações nacionais que tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil. Para isso, prevê a realização de ações educativas, de comunicação e de atenção à saúde, além de medidas legislativas e econômicas para proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco e reduzir o dano individual, social e ambiental dos produtos derivados do tabaco.
Autor: Gerência Regional de Saúde de Unaí