GRS Unaí realiza 2º ciclo de oficinas do Projeto Saúde em Rede

Imagem

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí promoveu nos dias 14 e 15 de junho o segundo ciclo de oficinas do Projeto Saúde em Rede, a microrregião de Unaí está inserida na terceira onda de expansão do projeto e conta com a participação de 12 municípios.

As analistas regionais Amanda Mares e Leila Faria conduziram as oficinas, com o apoio da analista central Andreia Babêtto e de Rodrigo Machado, apoiador da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG).

Luciene Mota, referência técnica em imunização da GRS Unaí, participou das discussões e enfatizou que a redução na cobertura vacinal na região, especialmente entre crianças e gestantes, é uma preocupação, pois isso pode facilitar a disseminação e reintrodução de várias doenças.

Além disso, discutiu-se a relação entre os serviços de atenção primária e de atenção especializada (AAE), a abrangência regional da unidade de AAE e os fatores condicionantes da sua regionalização.

Para a analista regional, Amanda Mares, “o Projeto Saúde em Rede é estratégico por discutir a todo o momento o fortalecimento dos serviços de Atenção Primária como forma de aumentar sua resolubilidade. Isso reduz a procura por serviços mais especializados, complexos, e consequentemente mais onerosos, que nem sempre tem critérios claros para indicação, além de reduzir internações e mortalidade evitáveis”.

A analista regional, Leila Faria, pontua que “diferente dos serviços primários de saúde, a abrangência da Atenção Especializada deve ser regional e isso exige que essas equipes estejam integradas e em constante comunicação, próximas à realidade do território, facilitando o compartilhamento do cuidado e a melhorando a qualidade da assistência”.

Autor: Gerência Regional de Saúde de Unaí

Rolar para cima