GRS São João Del-Rei promove capacitação sobre o Programa Previne Brasil

Foto: GRS São João Del-Rei

Na quarta-feira, 3 de maio, a Coordenação de Atenção à Saúde da Gerência Regional de Saúde (GRS) de São João Del-Rei, promoveu uma capacitação para “Qualificação dos Registros no Prontuário Eletrônico do Cidadão (e-SUS APS PEC)”, voltada para os Indicadores de Desempenho do Programa Previne Brasil. A capacitação foi direcionada aos médicos, dentistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem dos municípios da microrregião de Saúde de São João Del-Rei.

Gerciley Cardoso de Assis, técnico da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), pontuou questões importantes relacionadas ao correto registro dos sete indicadores de desempenho do Previne Brasil. O registro de dados é uma das atividades essenciais da Atenção Primária à Saúde, e é muito importante na estruturação das ações de saúde no território. De acordo com o técnico, “profissionais capacitados podem avaliar de forma crítica o registro desses dados, e utilizá-los para a tomada de decisão no âmbito da atenção primária”, disse Cardoso.

Profissionais dos municípios da microrregião de Saúde de São João Del-Rei tiveram suas dúvidas sanadas e puderam qualificar os registros dos dados relacionados a indicadores tão importantes na Atenção Primária.

Por fim, técnicos da CAS registraram a importância das informações coletadas durante o atendimento dos usuários para apoiar as políticas públicas de saúde. É com base nesses registros que a gestão municipal, estadual e federal, além da própria equipe de saúde, poderão conhecer e visualizar a realidade epidemiológica do município.

 

Programa Previne Brasil

O programa Previne Brasil foi instituído por meio da Portaria n° 2.979 , de 12 de novembro de 2019. Esse novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: capacitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas, e incentivo financeiro com base no critério populacional. 

O Previne Brasil busca equilibrar valores financeiros per capita referentes à população cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos em áreas como: ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), ampliação de equipes de saúde bucal, informatização, ampliação de equipes de Consultório na Rua e de equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na Atenção Primária à Saúde (APS), entre outros programas.

Autor: GRS São João Del-Rei

Rolar para cima