Alunos da Escola Estadual do Cariri, situada no povoado de Tancredo Neves em Cachoeira do Pajeú participaram hoje (08/05), de mobilização social do projeto Círculo das Juventudes. A ação, promovida pela Secretaria de Saúde do município em parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde (SES-MG) e Educação (SEE-MG), teve como objetivo abordar temáticas de saúde na escola, proporcionando aos alunos a oportunidade de debater entre si questões relacionadas à violência, sexualidade, abusos de álcool e outras drogas, preconceito e protagonismo juvenil.
A autoridade sanitária e referência técnica de DST/AIDS e Violências da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, Zeilzia Silva, lembrou que desde 2011, com o 1º simpósio microrregional de redução de danos em DST/AIDS, álcool e outras drogas, a região nordeste de Minas Gerais vem buscando fortalecer a discussão sobre a temática do combate às drogas, e que mais recentemente, em 2014, a GRS havia realizado oficinas municipais sobre violências. “A Regional de Saúde, juntamente com o município de Pedra Azul, no período de 2010 a 2012, realizou um trabalho que visava incentivar o debate desses temas, mas agora em 2015, essa ação, que vem sendo realizada pelo município de Cachoeira de Pajeú, traz uma nova perspectiva, onde o jovem assume o papel de protagonista e apresenta suas demandas. Assim, acredito que o Círculo das Juventudes, apresenta-se como algo novo e exitoso, que deverá servir como modelo para outros municípios do estado de Minas Gerais”, explicou.
Ainda de acordo com Silva, o trabalho para a prevenção às violências e promoção de uma cultura de paz deve ser articulado entre os diversos setores existentes nos municípios para disseminar ações de enfrentamento da violência na sociedade. “Destaco a importância da criação de um espaço permanente de debate sobre os determinantes e condicionantes das violências e seus fatores de risco e proteção. Acredito que a atuação do Círculo das Juventudes é de extrema relevância, tendo em vista as temáticas discutidas e o envolvimento dos jovens como protagonistas”, concluiu.
Idealizador do projeto, o coordenador de Vigilância em Saúde de Cachoeira de Pajeú, Glaubert Souza, explicou que cada aluno que participou do evento será um protagonista que irá multiplicar o que foi debatido para os demais estudantes, além da possibilidade de identificação de jovens que estejam em situação de vulnerabilidade social e de saúde. “A experiência de Pedra Azul trouxe muitos resultados positivos. Foi um divisor de águas que vem tendo reflexos até hoje, como a mobilização e organização da rede e de grupos da juventude. A roda de conversa, que fizemos com os jovens, fez com que aproximássemos mais deles, de forma a promovermos a mobilização desses jovens para ocupar o espaço que é deles, para que pudessem participar das decisões que envolvem eles mesmos. Essa, também, é nossa expectativa para o trabalho que estamos realizando em Cachoeira de Pajeú”, disse.
Segundo Souza, quando o setor saúde trabalha de modo isolado e vertical, há um distanciamento entre os setores da rede e os jovens, por isso, em Cachoeira de Pajeú, o projeto visa dar mais protagonismo aos jovens, para que criem grupos de discussão, e possam ser mais ativos na hora de dizer o que pensam e o que devem fazer para resolver os problemas que os afligem. “A partir do momento que esta distância é reduzida, esses jovens passam a participar e a interagir mais com os setores da rede. Há o acolhimento no próprio projeto e depois são encaminhados para os serviços da saúde, assistência social, educação, entre outros, além de adentrarem nos setores através de uma demanda espontânea”, finalizou.
O projeto
A primeira etapa do projeto, realizada no mês de abril, foi a sensibilização dos diretores para adesão ao projeto e a criação do calendário para a execução das ações, com envolvimento de 4 escolas estaduais (Cariri, Barão Rio Branco, Águas Altas e Castelo Branco) e 7 escolas municipais (Gilberto Magalhães, Pedro Nepomuceno, São Manoel, Oderval Pires Haine, Venceslau Leal e Vital Brasil).
Autor: Allan Campos