Governo Estadual entrega respiradores e permite ampliação de leitos de UTI Covid-19 na Regional de Alfenas

Divulgação Santa Casa de Alfenas

A Santa Casa de Alfenas, a partir dessa segunda-feira (20/7), conta com mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento da Covid-19. O hospital recebeu a cessão de 10 respiradores pelo Governo de Minas e teve a habilitação dos novos leitos oficializada, na última quarta-feira (15/7), pela publicação da Portaria nº 1.769, que habilita leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI Adulto Tipo II – Covid-19) e estabelece recurso financeiro do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde (Grupo Coronavírus – Covid-19).

“A destinação de equipamentos e EPI’s da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para a Santa Casa de Alfenas permitiu a disponibilidade de 10 novos leitos de UTI para a Covid-19. No total, são 20 leitos de UTI’s exclusivos para tratar essa doença. Isso mostra o compromisso da SES-MG no enfrentamento da pandemia. Somos testemunhas dessas ações da SES-MG que ao lado da Santa Casa de Alfenas enfrenta a pandemia com responsabilidade e compromisso juntamente com a população”, enfatizou o diretor administrativo da Santa Casa de Alfenas, Aécio Lourenço de Assis.

“A ampliação de mais 10 leitos de UTI na Santa Casa de Alfenas acontece em um momento muito importante em que há o aumento no número de casos. Os 10 respiradores cedidos pelo Governo de Minas irão proporcionar um reforço na rede assistencial na nossa região, mas ainda é muito importante manter todas as medidas de proteção, como lavar as mãos, usar o álcool em gel e manter o distanciamento social”, reforçou a superintendente da SRS de Alfenas, Renata Matos Liboni.

De acordo com o Plano de Contingência da SRS de Alfenas, que abrange 24 municípios, a Santa Casa de Alfenas e a Santa Casa de Guaxupé são os hospitais de referência para internações clínicas e UTI da Covid-19, na região. Os hospitais providenciaram mudanças e adequações de espaço e de recursos humanos para atendimento exclusivo da Covid-19. No total, a regional conta agora com 27 leitos de UTI para a doença. Outros municípios e instituições atuam como hospitais de retaguarda nos tratamentos à Covid-19 e não Covid-19.

Autor: Thayane Viana de Carvalho Lenzi

Rolar para cima