Governo do Estado intensifica entendimentos para devolução de gestão hospitalar a Montes Claros

Imagem

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou nesta segunda-feira (28/11), mais uma reunião da Comissão Extraordinária que está encaminhando as negociações para a devolução da gestão hospitalar para o município de Montes Claros. A novidade da reunião realizada na Regional de Saúde de Montes Claros foi a participação dos médicos, Athos Avelino Pereira e Helder Alves, como representantes da equipe de transição formada pelo prefeito eleito de Montes Claros, Humberto Souto.

Além deles, também participaram do encontro a subsecretária de regulação da SES-MG, Paula Cambraia Vianna; a superintendente regional de saúde de Montes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes; técnicos e o atual secretário municipal de saúde, Geraldo Edson de Souza Guerra; os secretários municipais de saúde de Taiobeiras e São João do Pacuí, Eduardo Luiz da Silva e Leidiane Andrade Martins,  representantes do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), além de membros do Conselho Municipal de Saúde de Montes Claros.

Na abertura da reunião, a subsecretária de Regulação em Saúde da SES-MG, Paula Cambraia, reforçou que até junho de 2017 o Estado vai devolver ao município de Montes Claros a gestão hospitalar que, atualmente, está sob a responsabilidade do Estado. “Para que a devolução dos serviços ocorra de forma a garantir assistência à população dos 86 municípios da área de saúde do Norte de Minas, é preciso que a comissão extraordinária de transição e o município resolvam as pendências existentes”, explicou Paula Cambraia.

A superintendente da Regional de Saúde de Montes Claros, Patrícia Guimarães, destacou a necessidade da devolução da gestão hospitalar a Montes Claros ocorrer de forma transparente, com tomadas de decisões técnicas e fortalecida na base diálogo. Para isso, a Superintendência Regional de Saúde está disponibilizando técnicos para compor a equipe de transição formada pelo prefeito eleito, Humberto Souto, visando contribuir a troca de informações, bem como, futuramente, com a realização de oficinas de capacitação dos da equipe que compõe a Secretaria Municipal de Saúde.

“Para que a devolução da gestão hospitalar a Montes Claros não prejudique o atendimento das demandas da população dos 86 municípios da área de saúde do Norte de Minas, é preciso que o município esteja devidamente preparado e, para isso, a Superintendência Regional de Saúde não medirá esforços para contribuir com o que for necessário”, ressaltou Patrícia Guimarães.

O secretário municipal de saúde de Taiobeiras e representante do Norte de Minas na diretoria do Cosems em Minas Gerais, Eduardo Luiz da Silva, observou que a devolução da gestão hospitalar a Montes Claros só deve acontecer a partir do momento que o município estiver devidamente preparado para atender as demandas dos demais municípios do Norte de Minas, o que atualmente não acontece.

Por sua vez, Athos Avelino Pereira informou que na semana passada já participou de reuniões preliminares na Superintendência Regional de Saúde e com a atual equipe da Secretaria Municipal de Saúde, oportunidade que recebeu algumas informações a respeito da atual situação da pasta. A partir desta semana os encontros com a SRS de Montes Claros e Secretaria Municipal de Saúde serão intensificados, com vistas ao aprofundamento da análise da atual situação dos serviços de saúde.

O atual secretário municipal de saúde, Geraldo Edson Guerra frisou que o momento pelo qual Montes Claros passa no que se refere ao fato da gestão hospitalar ter sido assumida pelo Governo do Estado, se constitui numa oportunidade de fundamental importância no sentido de viabilizar a reorganização dos serviços, bem como na possibilidade de se repensar a melhoria dos trabalhos prestados à população.

 

Autor: Pedro Ricardo

Rolar para cima