Governo do Estado amplia ações de combate à dengue e teste rápido já é feito na região do Vale do Aço

Governo do Estado amplia ações de combate à dengue e teste rápido já é feito na região do Vale do Aço

O Governo do Estado anunciou mais uma ação integrada de controle e combate à dengue na Região Metropolitana do Vale do Aço, onde estão sendo investidos cerca de R$1,5 milhão. Com o objetivo de melhorar a vigilância epidemiológica de dengue, a Secretaria de Estado de Saúde está implantando, pela primeira vez em Minas, o teste rápido para o diagnóstico da doença. Ele permite, em cerca de 20 minutos, a detecção precoce dos casos.

Os municípios beneficiados neste momento são Timóteo, Coronel Fabriciano, Ipatinga e Caratinga. Os servidores das Secretarias Municipais de Saúde e dos Hospitais que inicialmente receberão os testes participaram esta semana de um curso de capacitação ministrado por técnicos da Superintendência Regional de Saúde (SRS). O farmacêutico Alfredo Souza Guzzo, referência técnica em dengue do setor de Vigilância Epidemiológica da SRS, informou que os testes serão encaminhados para as unidades à medida que os municípios forem se adequando quanto aos fluxos assistencial, laboratorial e de notificações necessários a partir da introdução do teste.

Segundo Alfredo Guzzo, o teste adquirido realiza a pesquisa da proteína antigênica “NS1”, presente em altas concentrações no soro de pacientes infectados com o vírus da dengue durante a fase clínica inicial, portanto, detectado pelo teste somente até o 4° dia de sintomas. Seu objetivo é contribuir com as ações de vigilância epidemiológica e de assistência ao paciente, ampliando o monitoramento da circulação viral e agilizando o processo de confirmação dos casos suspeitos de dengue.

A seleção mais apropriada das amostras irá proporcionar maior eficiência na identificação dos sorotipos em circulação, incluindo o acompanhamento do sorotipo DENV4 já detectado em alguns municípios mineiros, incluindo Governador Valadares.  .

De acordo com o superintendente regional de Saúde, Anchieta Poggiali, as ações na região têm sido feitas em consonância com a Agência de Desenvolvimento da RMVA e administrações municipais.  “O Governo do Estado não vem medindo esforços e vem trabalhando em conjunto com os municípios da região no combate à dengue”, disse.

Dentre as ações realizadas na região no combate à dengue pelo Governo do Estado estão a contratação de recursos humanos, unidades de hidratação, disponibilização de medicamentos, inclusive pagamento de recursos extra-teto para financiar leitos de retaguarda nos hospitais. Além de envio de equipes da Força Estadual de Saúde e da mobilização social com incentivo de troca de materiais inservíveis (pneus, garrafas pet e latas) por material escolar.  Ele explica que o teste rápido para detecção de dengue, nesta fase inicial, prioriza municípios com histórico elevado de números suspeitos e registro de óbitos nos últimos anos. Outros municípios poderão ser contemplados pelo teste rápido seguindo critérios epidemiológicos.

 

Ampliação das ações

Anchieta Poggiali voltou a frisar que é fundamental a participação e toda a comunidade nas ações de combate ao mosquito aedes aegypti. Esta semana, o governador Antonio Anastasia determinou que todas as secretarias, empresas e órgãos públicos do Estado ampliem a atuação no combate à doença. “Estamos determinando às secretarias e órgãos, como, por exemplo, na área de Educação, que tem uma grande rede de mobilização dos alunos, diversas sugestões. A mesma coisa com as nossas universidades e o sistema das polícias, que está presente em todos os municípios. O combate à dengue é quase uma mobilização cívica da sociedade contra os focos do mosquito, porque, no momento em que o mosquito é eliminado, a doença desaparece”, afirmou o governador. O governador solicitou aos prefeitos que deem continuidade às ações de combate à dengue. “É muito importante que os prefeitos atentem especialmente para a limpeza não só das vias públicas, mas também de terrenos que possam ter focos de infestação da dengue”, reiterou Anastasia.

Visita técnica

Na quinta, 31/01, pela manhã, o médico infectologista Frederico Figueiredo, acompanhado de Rodrigo Brasil e Isabela Gonçalves Barros, da Secretaria de Estado de Saúde, e o assessor técnico da Secretaria Nacional de Atenção à Saúde, Rodrigo Said, representante do Ministério da Saúde, realizaram visita técnica aos municípios de Timóteo, Coronel Fabriciano e Ipatinga com objetivo de avaliar a assistência prestada aos casos de dengue na região para que os protocolos de cuidados possam ser rigorosamente cumpridos, evitando o agravamento da doença.

 

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Custódio Ribeiro Neto


Rolar para cima