O Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), Francisco Tavares e a chefe de Gabinete da SES, Marta Sousa Lima, estiveram em São João del Rei nesta sexta-feira, 03/05, para entregar aos municípios do Consórcio Intermunicipal de Saúde das Vertentes (Cisver) 9 micro-ônibus. Um investimento de mais de R$1,7 milhão de reais, por meio do Sistema Estadual de Transporte (Sets) da SES.
Francisco Tavares lembrou que o estado possibilita o transporte de mais de 2.1 milhões de pessoas para a realização de consultas e exames em mais de 138 mil viagens pelo estado por ano. Segundo Francisco, a forma mais eficiente de oferecer os procedimentos necessários à toda população é organizar uma rede em que as cidades que dispõem de mais estrutura ofereçam assistência às menores.
“Mais de 80% dos municípios de Minas possuem menos de 10 mil habitantes, por isso não é possível manter serviços de média e alta complexidade em cada cidade, já que a infraestrutura e os recursos humanos ficariam ociosos. Com um transporte de saúde humanizado e eficiente, o estado de Minas garante o acesso de todos aos serviços especializados”, explicou Francisco Tavares.
Os micro-ônibus são destinados aos municípios de Tiradentes, São Tiago, Resende Costa, Prado, Piedade/Madre de Deus, Lagoa dourada, Ibituruna/Nazareno, Barroso, Conceição da Barra que necessitam se deslocar para outras cidades em busca de serviços de saúde especializados. A entrega irá beneficiar uma população de mais de 113.062 habitantes.
Os 9 micro-ônibus têm capacidade para 26 assentos cada. São equipados com ar condicionado, poltronas reclináveis e televisão. Sua atividade será monitorada por satélite.
Segundo a chefe de Gabinete, Marta Sousa Lima, o Sistema Estadual de Transporte em Saúde (SETS) do governo de Minas foi criado em 2005 com o objetivo de facilitar o acesso de pacientes de cidades menores a serviços de saúde mais complexos.
“Antes da implantação do sistema, havia precariedade na oferta de transporte e alto custo para os municípios. O SETS foi idealizado para garantir conforto, tranquilidade e respeito aos usuários em um momento delicado e difícil da vida”, explica a chefe de gabinete da SES.
Cisver
O consócio das vertentes oferece à população dos municípios que o integram clínicas médicas especializadas de cardiologia, otorrinolaringologia, dermatologia, endocrinologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica e ortopedia. Além de exames e procedimentos cirúrgicos.
“Os consórcios de saúde são associações entre municípios para facilitar a prestação de serviços de saúde. O Cisver, por exemplo, realizou 42 mil procedimentos em 2012 entre consultas, exames e cirurgias. Por meio dos consórcios, os municípios se tornam mais eficientes”, disse Altair Alvin, presidente do Cisver. Os municípios que integram o Cisver são Barroso, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Ibituruna, Itutinga, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São Tiago e Tiradentes.
Rômulo Viegas, deputado estadual, destacou a importância das parcerias entre estado e municípios para realizar a promoção, prevenção e cuidado com a saúde. Já Juarez Távora, deputado estadual, lembrou que o SETS desonera os municípios mineiros, pois facilita a prestação de saúde à população.
Autor: Juliana Gutierrez