Gestantes de Montes Claros participam da Caravana Mães de Minas

Com o objetivo de intensificar as ações implementadas pelo Governo de Minas com vistas à redução da mortalidade infantil e materna, a Caravana Mães de Minas aportou no final de semana passado em Montes Claros e atraiu a participação de gestantes e de profissionais de saúde residentes em vários bairros da maior cidade norte-mineira. Organizada por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) em parceria com a Prefeitura de Montes Claros, a Caravana foi realizada na Praça Pio XII com participação de instituições públicas e privadas.

Durante sete horas de atividades iniciadas às 13 horas de sábado, 14, as gestantes tiveram a oportunidade de participar de várias oficinas abordando temas relativos aos cuidados com a saúde, aleitamento materno, nutrição e cuidados com o bebê. As mães também tiveram acesso a vários tipos de serviços prestados por hospitais, laboratórios e instituições de ensino superior que mantêm cursos de enfermagem, medicina e serviço social.

“Além de incentivar as pessoas a terem maior atenção para com a saúde, a iniciativa do Governo do Estado em realizar a Caravana Mães de Minas possibilita uma maior aproximação da população com a Secretaria de Saúde e demais instituições parcerias. Além disso, as gestantes sem experiência recebem orientações importantes pois, só através do acesso a informações e da aquisição de conhecimentos, será possível que o Governo consiga reduzir a mortalidade infantil e materna”, ressaltou a dona de casa, Edilane Rodrigues grávida do primeiro filho há três meses.

Mãe do pequeno Heitor, de um ano e seis meses de idade, e há três meses grávida do segundo filho, a também dona de casa, Andréia Santana residente no bairro Jardim Primavera, em Montes Claros, considera importante a iniciativa do Governo de Minas em intensificar as ações com vistas à redução da mortalidade infantil e materna.

“Trazer para o interior do Estado a Caravana Mães de Minas é uma decisão de fundamental importância para as gestantes e para as mães em geral. Isso porque nos possibilita ter acesso a informações às quais muitas vezes não temos acesso facilitado. Além de termos a oportunidade de compartilhar experiências com outras mães, temos a oportunidade de acesso facilitado a vários serviços de saúde”, destacou Andréia Santana.

Durante a Caravana Mães de Minas realizada em Montes Claros várias gestantes foram contempladas com o sorteio de brindes, oferecidos por entidades parceiras. Uma delas foi a gestante Selma Borges de Oliveira, há seis meses grávida do segundo filho.

“Pela primeira vez participei da Caravana Mães de Minas e achei a iniciativa muito importante, porquenos possibilita conhecer novas experiências e acesso a vários serviços e informações num mesmo evento. Por esse motivo, entendo que a iniciativa de realização da Caravana deve ser levada para todas as cidades, principalmente para as regiões mais carentes, onde a população nem sempre tem acesso facilitado à busca de novos conhecimentos”, concluiu Selma Oliveira.

Entre as entidades parceiras na Caravana Mães de Minas realizada em Montes Claros estão o 55º Batalhão de Infantaria do Exército, Santa Casa, Laboratório Santa Clara, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Hospital Aroldo Tourinho, Drogaria Minas Brasil, Ecobrisas, secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social, Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte), Hospital Dilson Godinho, Copasa e Faculdades Santo Agostinho.

Autor: Pedro Ricardo Barbosa

Rolar para cima