Estratégia faz parte das ações contra a dengue e integrou a Feira de Saúde realizada no município
Para conscientizar as donas de casa, mães, cozinheiros e demais moradores de Sete Lagoas que apreciam a culinária mineira, foi realizado o evento Gastronomia Sustentável no município. A atividade aconteceu no dia 25 de novembro e fez parte da Feira de promoção à Saúde realizada na cidade.
Durante a mobilização, foi ressaltada a importância de se descartar corretamente os resíduos produzidos na cozinha para eliminar possíveis focos de dengue como cascas de ovos, latas de alumínio, embalagens plásticas e caixas de leite. Cerca de 90% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti estão dentro das casas e, em função disso, essa ação foi criada, em 2011, pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG).
Através de uma parceria com a Nestlé e Itambé, foram produzidos livros com receitas de pratos salgados e doces cujo foco está no descarte adequado de embalagens ou no reaproveitamento dos materiais que poderiam acumular água.
Cozinha sustentável
A atividade de conscientização em Sete Lagoas foi coordenada pela mobilizadora social, Vanessa Albuquerque, e pelo chefe de cozinha, Cássio Machado. Ambos alertaram aos moradores da cidade sobre a os riscos da dengue e os prejuízos que ela pode gerar para o município. “O mais importante desse evento é chamar a atenção da população sobre o correto descarte dos inservíveis usados na cozinha”, apontou Cássio. Já Vanessa destacou que as embalagens dos ingredientes podem se transformar em lindas peças decorativas, bolsas e bijuterias. “Se cada um fizer sua parte, a gente consegue bons resultados na luta contra a dengue. Embalagens quando reaproveitadas, além de reduzir os focos da doença, contribuem com o meio ambiente e podem se tornar lindos objetos decorativos”, completou.
Duas turmas participaram da oficina de Gastronomia Sustentável e aprenderam a fazer a receita penne al limone. No total, cerca de 110 pessoas participaram da atividade que contou com degustação do prato ensinado. A cozinheira Luci Liboreiro da Silva, de 58 anos, foi uma das participantes. “Cozinho há mais de 40 anos e ainda não conhecia essa receita. Fiquei curiosa, vim participar e acabei conhecendo a maneira correta de se eliminar a lata de creme de leite, por exemplo. Além disso, pude ver uma infinidade de opções de objetos recicláveis que podemos criar”, ressaltou.
Quem também não perdeu tempo e aproveitou para participar da oficina foi a dona de casa, Esmeralda do Rosário Marques Araújo, de 45 anos. Além de aprender as dicas dadas por Cássio e Vanessa, ela contou para os demais participantes o que faz em sua casa. “Para evitar o acúmulo de lixo eu uso as caixas de leite vazias para armazenar feijão cozido ou suco de frutas no congelador. É só higienizar bem a embalagem, cortar a parte de cima e usar o recipiente. Sempre faço isso e dá muito certo”, sugeriu.
Parceria
O Projeto Gastronomia Sustentável tem gerado bons resultados e prova disso é a repercussão que ele tem junto à população e empresas públicas e privadas. Entre os apoiadores do projeto está a chef de cozinha e blogueira, Sâmara Martins. Através do seu site (http://www.encontrogourmet.com/), ela divulgou o Projeto da SES e deu dicas para seus seguidores sobre o correto descarte dos produtos usados nas receitas publicadas.
De Setembro de 2011 até o momento foram realizadas 84 oficinas abrangendo gastronomia e reciclagem, envolvendo um público de, aproximadamente, 3 mil pessoas. A partir do início de 2013, o projeto foi estendido pelo interior do Estado de Minas Gerais, por meio das Regionais de Saúde.
Autor: Alexandre Dutra