Gamov Regional de Pirapora realiza Encontro Técnico

23.12gamovpirapora

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora promoveu, na quarta-feira, 21/12, o 12º Encontro Técnico do Grupo de Análise e Monitoramento da Vacinação (Gamov) Regional.

Os municípios utilizaram esse espaço de integração para apresentar práticas exitosas que foram efetivadas no ano de 2022 visando a ampliação da cobertura vacinal e o fortalecimento das ações de imunização entre vigilância e assistência à saúde.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Diane Menezes, destacou que “o Gamov regional representou como avanços para o ano de 2022 a agilidade na informação e comunicação com os entes jurisdicionados, alinhamento e tempestividade na tomada de decisões urgentes e pontuais, com a participação dos principais interessados (equipes municipais) principalmente com relação ao remanejamento de doses, controle de validade dos imunobiológicos e ampliação das coberturas vacinais no território”.

Além do Gamov, ela ressaltou também outras ações como o Projeto “Estratégias de Aumento de Coberturas Vacinais em Crianças Menores de 2 Anos no Estado de Minas Gerais: Uma Pesquisa-Ação”, e iniciativas como a qualificação profissional para trabalhadores da Sala de Vacina, uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Os municípios de Buritizeiro, Ibiaí, Lassance, Pirapora, Santa Fé de Minas e Várzea da Palma foram convidados a apresentar as ações desenvolvidas durante o ano relacionadas a ampliação das ações de prevenção que culminou em uma maior homogeneidade e melhores coberturas vacinais no território. Um dos destaques foi a apresentação do Painel Vacinômetro de Poliomielite, criado pela Sala de Situação do município de Pirapora, para monitoramento diário das coberturas vacinais em tempo real.

Com relação à Mobilização Social, a coordenadora da Assessoria de Gestão Regional, Adriana Kátia, ponderou sobre as ações e campanhas que estão disponíveis na página oficial da SES-MG, como o “Vacina Mais Minas” cujo objetivo é reforçar “a necessidade da imunização para garantir o controle de doenças imunopreveníveis e favorecer a compreensão de que as vacinas são importantes e efetivas para a saúde”, pontuou.

Autor: Regional de Saúde de Pirapora

Rolar para cima