Funed participa de seminário sobre animais peçonhentos no Rio de Janeiro

Os servidores da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Maurício Abreu Santos, da Divisão de Produção de Biológicos e Giselle Cotta, do Serviço de Coleção Científica e Popularização da Ciência participaram do “Seminário sobre Vigilância de Acidentes por Animais Peçonhentos”, realizado em Niterói, no Rio de Janeiro, entre os dias 21 e 25 de agosto.

O evento é realizado a cada dois anos pelo Ministério da Saúde e tem como objetivo discutir a atual situação dos programas Nacional e Estaduais de Acidentes por Animais Peçonhentos.

De acordo com Maurício Abreu Santos, entre os temas abordados estava a situação atual do Programa Nacional e dos Programas Estaduais de acidentes por animais peçonhentos, a vigilância de óbitos ocasionados por estes acidentes e a situação de cada estado quanto a solicitação, recebimento e utilização efetiva de soros antivenenos, além de apresentar a situação atual da produção de soros pelos Laboratórios Públicos Oficiais. “A interação entre instituições afins aos animais peçonhentos também foi um dos pontos programados para o seminário”, informa.

O evento reuniu as referências técnicas dos programas estaduais de Vigilância e Controle de Acidentes com Animais Peçonhentos e de Imunização de todos os estados brasileiros. Nesta edição, o seminário contou com a presençadedos Laboratórios Públicos Oficiais, da Rede Vital para o Brasil, da Associação Brasileira de Centros de Informação e Assistência Toxicológica e Toxicologistas Clínicos, além de pesquisadores independentes.

“O ponto alto do seminário foi a oportunidade que as referências técnicas estaduais tiveram de visitar a fábrica, a fazenda experimental e a área de produção de soros do Instituto Vital Brazil, fazendo com que os profissionais envolvidos na distribuição percebessem a complexidade envolvida no processo de produção. A medida em que há essa compreensão, aumenta a valorização do soro”, explica Giselle Cotta.

Para Maurício Abreu Santos estes encontros são sempre muito gratificantes, principalmente, pela troca de informações entre todos os níveis hierárquicos envolvidos na vigilância de acidentes por animais peçonhentos.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) foi representada pelas referências técnicas do Programa Estadual de Acidentes por Animais Peçonhentos, Andréia Kelly Roberto Santos, Stefânia dos Santos Gazzinelli e Fátima Araújo.

 

Autor: Luciane Marazzi

Rolar para cima