Funed escolhe os melhores trabalhos científicos produzidos por bolsistas da instituição

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O 10 º Seminário de Iniciação Científica – Prêmio Carlos Ribeiro Diniz, promovido pela Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Fundação Ezequiel Dias (Funed), aconteceu entre os dia 5 e 7 de dezembro, na Fundação. O evento pretendeu escolher os melhores trabalhos científicos desenvolvidos na Fundação, entre os 41 apresentados durante o seminário, nas categorias nível médio, para o Programa de Bolsa de Iniciação Científica Júnior (Bic Júnior), graduação, para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) e estagiários da Fundação.

Segundo a diretora da DPD, Esther Bastos, “a intenção deste evento é estimular a busca por conhecimento nos bolsistas e estagiários da Funed. Além disso, o Prêmio possibilita aos estudantes descobrir qual área de atuação irão seguir, inclusive não optar pelas ciências biológicas, ramo que a Funed atua. Nosso objetivo não é direcionar, mas sim estimular a educação”.

As pesquisas foram submetidas à comissão avaliadora durante todo a terça-feira, 6/12. Maria Eduarda Machado, estudante do ensino médio e Bic Júnior da Fundação, apresentou o projeto “Efeito do bloqueador de canais para sódio sobre a sobrevida celular”. Orientada pela pesquisadora Alessandra Matavel, Maria estudou a atuação destes bloqueadores e seus efeitos na divisão celular. Para ela, o seminário foi uma boa oportunidade. “Estou gostando muito da experiência de desenvolver o projeto e apresentá-lo. Isso nos dá uma base para sabermos se é este ramo que queremos seguir na faculdade ou não”, conta.

Bárbara Campos assistiu três apresentações e destacou a diversidade de projetos no evento. “Achei interessante ver trabalhos tanto da área de pesquisa quanto de outras, como contabilidade e da biologia. Tive a oportunidade de saber um pouco mais sobre trabalhos que eu não conhecia e ver técnicas diferentes”, diz.

Na categoria Bic Júnior, as estudantes Myllene Rodrigues e Larissa Pereira se classificaram em terceiro lugar, com a pesquisa “Dengue, Chikungunya e Zika: estrutura molecular e doenças relacionadas”; em segundo lugar, Cecília Coimbra, com o projeto “Isolamento de Microorganismos do mel com atividade anti Paenebacillus Larve”; e em primeiro lugar, o projeto “Efeitos dos bloqueadores de canal para potássio sobre a sobrevida das células de mamíferos”, de Thamires dos Santos. Nesta categoria, receberam menção honrosa Márcio Calixto e Matheus Oliveira, pelo projeto “Energia Ininterrupta na cabine de segurança biológica”, e Laís de Souza, com a pesquisa “Estrutura de proteínas”.

O primeiro lugar, na categoria PIBIC, foi de Oliver Cotta, com a pesquisa “Desenvolvimento de um modelo de inflamação ocular em coelhos”, o segundo de Karolyna Lopes, com o projeto “Investigação Fitoquímica e do potencial antioxidante de extratos Dorstenia sp”, e o terceiro, Bryan Gonçalves, com “Participação de RNAS não-codificantes (ncRNA’s) no mecanismo de transição epitélio-mesenquial (EMT) em linhagens celulares de tumores humanos”. As menções honrosas foram para Samuel Silva, com o projeto “Avaliação da atividade antitumoral do ácido rosmarínico em modelo de tumor murinho 4T1”, e para Cristiane Fonseca, com “Iniciação Científica na Funed: treinamento em cultura de células para aplicação nas interações in vitro entre parasito-hospedeiroinvertebrado em esquistossomose”.

Três estagiários também receberam menção honrosa. Cristiane Pinto, com o projeto “Determinação de glúten frente à lei 10.674/2003 em temperos prontos e suas implicações”, Jaime dos Santos, com “A transição polimórfica de Losartana potássica – sob ambiente saturado de umidade”, e Dávila Silva, com o projeto “Extração de peçonha da aranha Lycosa Erythognatha: análise do tempo para extração e da qualidade da peçonha”.

Nery Vital, servidor da DPD e um dos coordenadores do Prêmio, ressalta que a participação dos estudantes no evento é sempre positiva, um momento de produzir o conhecimento. “Para participar, é preciso que o aluno seja protagonista durante a produção e apresentação do projeto. Assim, ele se sente valorizado e estimulado para buscar outras oportunidades como essa, o que potencializa o aprendizado”, explica.

Autor: Isabela Martins e Marco Túlio Jaques

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