Funcionários da Cidade Administrativa são conscientizados sobre a dengue

Funcionários da Cidade Administrativa são conscientizados sobre a dengue

O período chuvoso se intensifica e os cuidados para a prevenção da dengue devem ser redobrados. Para alertar os funcionários da Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG) quanto aos hábitos preventivos contra o mosquito Aedes aegypti, a equipe de mobilizadores da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) visitou todas as estações de trabalho nos treze andares do Prédio Minas, um dos edifícios que compõem o espaço de trabalho da CAMG. Amanhã, a equipe, formada por dez mobilizadores, visita o Prédio Gerais.

Os mobilizadores orientaram os servidores para fazerem a sua parte e eliminar os focos do mosquito vetor em suas residências e ambiente de trabalho. São medidas simples que não levam nem dez minutos para serem executadas, como: limpar calhas, virar baldes com a boca para baixo, retirar os pratos dos vasos de plantas, tampar caixas d’água, tratar a água de piscinas. Os servidores receberam um checklist para lembrarem-se dos principais utensílios domésticos que podem acumular água e servir de criadouro para o mosquito da dengue e conheceram as peças da nova campanha de combate à dengue: “Dengue tem que acabar! É hora de todo mundo agir”.  

A analista de educação da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Maria de Lourdes de Oliveira, se impressionou com o mote da nova campanha da dengue: “A dengue pode roubar 10 dias da sua vida. Isso se ela não roubar a sua vida”. “Quando a gente começa a ver que a dengue é uma doença que pode realmente matar e causar dor para nossas famílias ficamos mais atentos e preocupados em fazer o possível para evitá-la”, disse Maria de Lourdes.

Os funcionários dos órgãos públicos conheceram também do DengueMob, ação de mobilização premiada contra a dengue disponível em www.denguetemqueacabar.com.br. Por meio do site, os cidadãos de Minas Gerais podem cadastrar as ações de mobilização contra a dengue que realizam no mapa do DengueMob. São premiados os três primeiros colocados todo mês, sendo o primeiro prêmio um tablet, o segundo um smartphone e o terceiro um mp3 player.

Segundo dados de 2012, a CAMG possui aproximadamente 17 mil pessoas, entre servidores, empregados públicos, prestadores de serviço, estagiários e pesquisadores. Estes funcionários podem se converter em multiplicadores de ações contra a dengue capazes de impedir a proliferação da dengue.

Autor: Alexandre Ribeiro / SES-MG


Rolar para cima