Força Tarefa de combate à dengue mobiliza São José do Safira

Força Tarefa de combate à dengue mobiliza São José do Safira

A Força Tarefa de Combate à Dengue do Estado encerrou ontem (29-03) as suas ações no município de São José da Safira, localizado a 120 quilômetros de Governador Valadares.  A equipe  formada por 44 agentes de endemias e duas mobilizadoras sociais da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), desenvolveram  desde o dia 26-03,  em parceria com a prefeitura, atividades  de   controle vetorial e limpeza nas residências e ações de mobilização social. No Dengue Móvel ocorreu a troca de material escolar (lápis, borracha e caderno) por materiais recicláveis ( garrafa pet, lata e pneu).

A estratégia faz parte do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue do Governo de Minas, através da SES-MG, cujo objetivo é a diminuição do risco de epidemias em municípios com maior índice de infestação e notificação, somando força aos agentes municipais e mobilizando a população sobre a necessidade de evitar a doença.

Em São José da Safira só  de janeiro a março foram registrados 220 casos notificados de dengue, com 95 deles confirmados.

As mobilizadoras sociais da SES-MG, Bárbara Parreiras e Camila Carolina de Paula promoveram inicialmente no primeiro dia,  reunião  com técnicos da prefeitura e também de um encontro intersetorial com lideranças locais.

O objetivo dessas articulações foi  promover parcerias e debater  estratégias de combate à Dengue, com a participação de entidades públicas e privadas.

No segundo e terceiro dia, o Dengue Móvel esteve nos bairros Santo Antônio e Centro  e no  distrito de Bom Jésus do Rosendo, localizado a 16 quilômetros do município.

Para o prefeito de São José do Safira, Ildeu de Oliveira e Silva, o apoio do Estado foi muito importante na conscientização dos moradores.”  Esta parceria com o Governo de Minas teve grande adesão e aceitação da população. A Força Tarefa teve acesso a residências que antes não aceitavam a entrada de nossas  equipes de saúde. Além disso, pretendemos, inclusive, utilizar  a estratégia de troca para mobilizar a comunidade na luta contra a Dengue”, afirmou.

A mesma opinião foi compartilhada pelo secretário de Saúde, Levanildo Batista Aguiar, que ressaltou também o grande impacto das ações na cidade. ” A equipe do Estado esteve em todas as residências. Só numa casa foi retirada uma quantidade tão grande de lixo que deu para encher dois caminhões da Prefeitura”, frisou.

Mobilização Social

No distrito de Bom Jesus de Rosendo,  o Dengue Móvel chamou a atenção dos moradores,  mobilizando principalmente as crianças.

Danielle Ferreira Santos de 12 anos da Escola Estadual Bom Jesus do Rosendo, é uma das mais animadas com a troca do lixo por material escolar. “ Eu fique sabendo do caminhão pela funcionárias do posto de saúde e logo vim participar. Todo mundo tem de se unir para acabar com a Dengue”, disse.

Já o morador José Maria Lopes dos Santos de 38 anos, que recebeu em sua  casa a visita dos agentes, elogiou a ação dos técnicos.” Gostei muito do trabalho do pessoal do Estado que orientou a gente sobre a limpeza e os cuidados com a Dengue. Eu  sempre procurei observar aqui no Distrito os locais que acumulam lixo alertando meus vizinhos sobre o perigo que isso representa  para a saúde”, comentou.

Todo o lixo recolhido pelo Dengue Móvel em São José da Safira teve destino certo:  pneus  no Galpão  da CASEMG (Companhia de Armazéns e Silos de Minas Gerais) e as Garrafas Pet e vasilhas plásticas, na  ASCANAVI – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva, ambos em Governador Valadares.

Autor: Frederico Bussinger / SRS-GOV


Rolar para cima