Filtrar e ferver a água evita doenças diarreicas no período das chuvas

Imagem

Doenças diarreicas podem causar desidratação grave, especialmente em crianças. Cuidados necessários para evitar a contaminação incluem higienização das mãos e alimentos

“Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação; gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação”. Além da beleza descrita na música “Terra, planeta água”, de Guilherme Arantes, o período chuvoso também pode trazer várias doenças, entre elas a diarreia aguda. Por isso os cuidados com a água que será consumida nesse período devem ser redobrados, especialmente para quem utiliza água de reservatórios e poços artesianos.

A doença diarreica aguda é caracterizada por três ou mais evacuações, amolecidas ou aquosas no período de 24 horas, com duração de até 14 dias. É ainda uma doença com taxas elevadas de mortalidade, em especial entre as crianças menores de quatro anos. As doenças diarreicas são causadas por bactérias, vírus, parasitas e toxinas, que podem ser transmitidas de forma direta, de pessoa para pessoa, ou indireta, através da ingestão de água e alimentos contaminados. “Durante o período das chuvas, os casos de diarreias na população podem aumentar, devido principalmente à ingestão de água não tratada adequadamente ou da sua utilização de reservatórios de captação de água da chuva ou pela contaminação do lençol freático por fossas sépticas ou decorrentes da circulação de outros agentes etiológicos trazidos pelas enchentes”, explica a Referência Técnica Estadual das Doenças Diarreicas Agudas, Ana Paula Oliveira.

Em 2013, foram registrados 325.890 casos de diarreias em Minas, sendo a faixa etária de 1 a 4 anos a mais acometida, com 55.160 casos. Em 2014, até o momento, foram registrados 395.216 casos, sendo 76.380 em crianças de 1 a 4 anos.

É precioso estar atento aos sintomas de diarreia, especialmente nas crianças, e procurar orientação médica para evitar complicações. Se não forem tratadas adequadamente, as doenças diarreicas podem evoluir para uma desidratação grave e distúrbio eletrolítico e, quando associadas à desnutrição, é possível que leve ao óbito.

Cuidados para evitar as doenças diarreicas

Para evitar as doenças diarreicas é preciso alguns cuidados. Um deles é filtrar e desinfetar a água. Para a filtragem é possível utilizar filtro doméstico, coador de papel ou um pano limpo. Após a filtragem é necessário colocar na água hipoclorito de sódio a 2,5%. A medida é de 2 gotas da substância para cada litro de água.

O hipoclorito de sódio é distribuído gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde do estado.

Uma opção ao hipoclorito é ferver a água após a filtragem. A água deve ser fervida por cinco minutos, contados a partir do início da fervura.

Outras medidas para evitar as doenças diarreicas é lavar bem os alimentos e ter cuidado no preparo e na conservação para evitar a contaminação e fazer uma boa higiene das mãos, lavando-as com frequência com água e sabão.

Autor: Giselle Oliveira

Rolar para cima