Mobilizando a população contra a dengue, militares do Exército Brasileiro, em parceria com agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, participam de ações para o enfrentamento da doença em todo o Estado. No município de Esmeraldas, desde o último sábado (13/02), as equipes percorreram mais de 600 residências distribuindo o material informativo da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). O material traz o checklist da campanha 10 Minutos contra a Dengue.
Atuando no bairro Retiro, a equipe ensinou e explicou a cada morador o que é necessário para que a doença não entre nas casas. Também foram recolhidos objetos que podem acumular água e servir de criadouro para o mosquito, que além da Dengue transmite o vírus Zika e a Febre Chikungunya.
Para Amanda Rodrigues, moradora do bairro Retiro, a presença do exército reforça a importância da ação. “Muitas pessoas não deixam que o agente entre nas residências para fazer o seu papel. Com a presença do exército, a pessoa começa a entender que o assunto é sério”, disse.
Com um quintal limpo e bem cuidado, a aposentada Adelina Rodrigues Gonçalves afirmou que em nenhum momento se descuida das atitudes para que a dengue não entre na sua casa. Sempre elimino e seco os pratinhos que ficam debaixo das minhas plantas. Também lavo todos os dias as vasilhas dos meus cachorros. Estou gostando de ver o trabalho do exército explicando para as pessoas o que deve ser feito para não se ter dengue. Eu nunca tive dengue e também não quero ter”, afirmou Adelina.
Nesta quinta-feira (18/02), a mobilização continua com palestras nas escolas dos bairros São José, Melo Viana e Tijuco. Crianças e adolescentes de várias idades receberão informações sobre a doença repassadas também pelo exército e pela educadora social de Esmeraldas Simone Fernandes.
Fazendo um balanço destes dias de trabalho, a supervisora dos agentes de endemias do município, Cássia Aparecida Moreira, afirma que a ação vem sendo muito produtiva. “Estamos conscientizando as pessoas de que o perigo pode ser encontrado na residência delas. Com o tratamento focal, mutirões de limpeza, e com as mensagens educativas também repassadas pelo exército, pretendemos eliminar os possíveis focos do mosquito e assim reduzir o número de casos em nossa cidade”, disse Cássia.
Outros municípios pertencentes a Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonre, como Confins, Lagoa Santa e a própria capital, também recebem a presença do exército como reforço nas ações de combate a Dengue.
Autor: Alessandra Maximiano