Evento “Meu Bairro sem Dengue” mobiliza crianças

Evento “Meu Bairro sem Dengue” mobiliza crianças

Uma verdadeira gincana de combate à dengue foi realizada na manhã do último sábado, 24/11, na Escola Estadual Domingas Maria de Almeida, localizada no bairro Independência, na região do Barreiro. Crianças de várias idades se dirigiram para a escola levando pneus, latas e garrafas pet para serem trocados por cadernos, lápis e borrachas. Além de combater a dengue, livrando o bairro do mosquito Aedes aegypti, a turma que mais contribuísse para a eliminação dos focos do mosquito receberia uma excursão como prêmio.

Durante toda a ação foram recebidos em grande quantidade pneus e materiais reutilizáveis. A professora Enedina Fernandes de Oliveira mobilizou seus alunos que entregaram mais de 150 pneus. “Durante toda a semana conversei com a turma falando sobre os cuidados com a saúde e com o meio ambiente. Todos se conscientizaram e o resultado está aqui”, afirmou a professora. 

Enedina afirma ainda que, por trabalhar com jovens na idade entre 16 e 18 anos encontrou neste público pessoas ideais para serem mobilizadas e conscientizadas de que a dengue é um grande perigo e pode até matar. “Muitos destes jovens começaram a trabalhar agora e sabem que se adquirirem alguma doença irão comprometer tanto os estudos quanto a vida profissional. Daí a importância de não se acumular objetos que podem facilitar a proliferação da dengue”, afirmou.

No Dengômetro, posto de troca dos objetos, as crianças também recebiam informações de como se prevenir da doença e material informativo como o almanaque Edi & Gita, que ensina de forma lúdica como se deve combater o mosquito. Amanda de Souza Guimarães, de 11 anos, passou a semana anterior ao evento mobilizando parentes e vizinhos para arrecadar o maior número de garrafas pet. “Até o sábado, consegui 80 garrafas pet. Quando me perguntavam para o que era eu respondia que era para combater a dengue”, afirmou.

Todo o material recolhido será destinado à cooperativa de recicladores Copersoli, que irá realizar a correta reciclagem do material. Os pneus serão destinados ao ecoponto local e, posteriormente, poderão servir como matéria prima para a confecção de poltronas ou na produção de compostos para asfalto de rua.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Alessandra Maximiano


Rolar para cima