A bactéria KPC (Klebsiella pneumoniae Carbapenemase) é um microorganismo, modificado geneticamente no ambiente hospitalar e que é resistente aos antibióticos. O contágio ocorre em ambiente hospitalar, pelo contato com secreções do paciente infectado, desde que não sejam respeitadas normas básicas de desinfecção e higiene. Em 2014 foram notificados cinco casos de KPC no estado. E em 2015, cinco casos já foram notificados e mais um está em investigação em Uberlância.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que a Vigilância Sanitária de Uberlândia foi notificada sobre as suspeitas de contaminação por “superbactéria” KPC no Hospital das Clínicas de Uberlândia, nesta última quarta-feira (22/07). Em relação às medidas necessárias para prevenção e controle das enterobactérias multirresistentes, cabe à Comissão de Controle de Infecção Hospital (CCIH) dos hospitais seguir as orientações descritas na Nota Técnica /ANVISA nº 01/2013. (Disponível no site da Anvisa: http://goo.gl/zRHRS3)
Abaixo, confira o áudio da entrevista com a Coordenadora da Área de Investigação e Prevenção das Infecções e Eventos Adversos da SES-MG, Nádia Dutra, que fala sobre o assunto. Ouça:
Autor: Vivian Campos