A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) realiza pesquisa sobre seus 67 anos. Definida pelo historiador Bráulio Chaves como “materialização na saúde de um projeto econômico social desenvolvimentista que, em Minas Gerais, antecipou-se ao projeto nacional da década de 50”, a Escola possui papel estratégico na saúde pública desde sua fundação.
Neste contexto, a Instituição promove, em parceria com historiadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) busca documental para o resgate de sua história. A estagiária da ESP-MG, estudante do último ano do curso de história da UFMG, Isadora Morais salienta a importância da Escola na saúde pública mineira. “A Escola é um polo irradiador desse projeto econômico na área da saúde, tendo, para além, um papel fundamental na história da saúde pública no estado, sendo que as suas historias se misturam e completam”. Diante da análise documental, Morais percebe o papel da ESP-MG na institucionalização do Sistema Único de Saúde (SUS). “A Escola é instrumento elementar do Estado para garantir a institucionalização do SUS e de sua politica descentralizada e democrática para com a saúde, sendo na instituição que os profissionais desse novo modelo democrático de atenção médica se formarão”.”
O diretor-geral da Escola, Damião Mendonça, cita o relacionamento diferenciado da Escola com a sociedade. “A ESP-MG se relacionou com a sociedade de forma diferenciada em todo o Estado. Construiu uma imagem social”. Mendonça enfatiza a relevância do conhecimento sobre a história da ESP-MG. “É importante conhecermos o passado para entendermos o contexto atual e posicionarmos a instituição em seu devido lugar. Tanto os funcionários da Escola quanto outras instituições terão o real dimensionamento da Instituição na saúde pública”. Esse projeto é realizado pela Assessoria de Comunicação em conjunto com as superintendências de Educação e Pesquisa.
Autor: Leandro Heringer