A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com a Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), realiza a partir do dia 08 de agosto, as “Oficinas de Vigilância e Promoção à Saúde em Áreas de Reforma Agrária”, que visa a capacitação de 73 alunos, sendo 40 assentadas de áreas de reforma agrária nos territórios de Minas Gerais e 33 trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).
O objetivo das oficinas é contribuir para o desenvolvimento de ações de promoção, prevenção e cuidado em saúde de populações assentadas e acampadas em áreas de reforma agrária no estado. A ação acontece em dois módulos, o primeiro de 08 a 11 agosto e o segundo de 17 a 20 de outubro de 2017, na Escola de Formação Sindical Sete de Outubro, em Belo Horizonte/MG.
Os participantes das oficinas serão trabalhadoras assentadas de oito territórios mineiros(Metropolitana, Vale do Rio Doce, Leste de Minas, Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Centro Oeste, Zona da Mata e Sul de Minas) e trabalhadores do SUS ligados a Atenção Básica, Vigilância em Saúde e Saúde do Trabalhador, atendendo 27 municípios mineiros.
Trajetória
Essa é a segunda ação educacional da ESP-MG com população assentada. Em 2013, a instituição realizou com integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) as oficinas “Cuidados em Saúde Mental: Diálogos entre o MST e o SUS”.
De acordo com a referência técnica da ação, Juliana Santos, a proposta foi construída junto a esses representantes e docentes indicados por eles, utilizando metodologias que buscam trazer um diálogo sobre as potencialidades, os desafios, as dificuldades e as perspectivas das assentadas sobre seus territórios. “Serão espaços para discussão de diversos temas como agrotóxicos, sua relação com saúde ambiental e do trabalhador, agroecologia e saneamento ambiental”, explica.
Outro ponto resguardado pela coordenação da oficina foi a importância da valorização dos saberes tradicionais. “Isso traz potencialidade na aproximação e identificação dos participantes com os temas discutidos, todos os momentos das oficinas terão espaços para que elas possam trazer situações vivenciadas em seu cotidiano de trabalho, proporcionando uma construção de saberes de forma horizontalizada”, acrescentou Juliana Santos.
Serviço
Oficinas de Vigilância e Promoção à Saúde em Áreas de Reforma Agrária
Data: 08/08/2017, às 08h (Aula inaugural)
Local: Escola Sindical Sete de Outubro (Rua Nascimento, 101 – Barreiro de Cima – Belo Horizonte/MG)
Mais informações: (31) 3295-5854 | comunicacao@esp.mg.gov.br
Autor: ASCOM/ESP-MG