A manhã dessa quarta-feira (30) na ESP-MG foi marcada por fortes emoções durante a formatura da primeira turma do curso Técnico em Vigilância em Saúde (TVS), realizada no auditório da Unidade Sede, em Belo Horizonte.
Os alunos, acompanhados de seus amigos e familiares, receberam os atestos de conclusão de curso dos professores e compartilharam momentos de alegria, com o sentimento de mais uma tarefa cumprida.
A diretora-geral da Escola, Roseni Sena, parabenizou os novos profissionais e destacou que cada um deles tem a honrosa tarefa de atuarem na melhoria da qualidade de vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Vocês estão prontos para o desafio em seus municípios que é lidar com a vida das pessoas, fortalecer o SUS e serem protagonistas de um projeto de um país melhor, de serem profissionais comprometidos com o social. Boa sorte nesses desafios”, desejou.
Para Agente Comunitária de Saúde (ACS) e formanda do curso, Lúcia Helena Silveira, a capacitação foi uma conquista, uma rica troca de experiências e uma oportunidade de ser um profissional mais completo. “Sou ACS há 11 anos em Sarzedo, tenho certeza do que vivenciei aqui com os colegas de sala de fizeram, não só uma pessoa melhor, mas também uma profissional da saúde preparada para os desafios em meu município”, disse,
O curso
A capacitação é uma oferta do Ministério da Saúde que destinou recursos financeiros para o Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (PROFAPS), sendo a ESP-MG executora do projeto, com autonomia para a elaboração do plano de curso e material didático, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
O curso tem como objetivo habilitar profissionais de nível técnico em Vigilância em Saúde para atuar no SUS, que sejam capazes de atuar na promoção, prevenção e recuperação da saúde do indivíduo e da comunidade/coletividade.
Mais formandos
Essa primeira turma, iniciada em abril de 2013, contou com 30 alunos que atuam no SUS nos municípios de Betim, Brumadinho, Lagoa Santa, Mario Campos, Matozinhos, Nova Lima, Nova União, Sarzedo e Vespasiano, que depois de formados, contribuir para a melhoria da assistência prestada pelos serviços públicos, reduzindo riscos e agravos que afetam a saúde da população, promovendo melhoria da qualidade de vida e fomentando a coesão dos setores de Vigilância Sanitária e Epidemiologia.
Em dezembro deste ano a segunda turma se forma também em Belo Horizonte e a terceira conclui seus trabalhos em 2016, no município de Manhumirim (Zona da Mata).
Confira as fotos da formatura: https://goo.gl/BihSx4
Autor: Sílvia Amâncio