Na última quarta-feira (25), a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), participou do Congresso Nacional de Gestão do Conhecimento na Esfera Pública – IX CONGEP, em Brasília/DF, apresentando o a experiência “Os caminhos da Gestão do Conhecimento em uma instituição formadora do SUS: o caso da ESP-MG”.
O bibliotecário da instituição, Jefferson Oliveira, e integrante do Grupo de Trabalho de Gestão do Conhecimento da instituição, conduziu o primeiro dia de apresentação dos casos selecionados, que reuniu diferentes instituições de todas as esferas e regiões do Brasil. “A ESP-MG, mesmo iniciando agora sua construção em GC, serviu como referência no diagnóstico e na construção de uma Política de Gestão do Conhecimento, tendo em vista a procura por mais informações do processo na escola após a apresentação”, disse.
O bibliotecário apontou também que algumas instituições estão bem avançadas na Gestão do Conhecimento contando, por exemplo, com diretorias exclusivas para essa área, com os casos da Polícia Rodoviária Federal e o Tribunal Regional Federal da 1ª Região. “Os casos apresentados foram nortes para seguirmos com os trabalhos e os contatos realizados na atividade serão importantes para as práticas na área e para o progresso do grupo de Gestão do Conhecimento da Escola”, destacou.
Escolas de Governo
Em dois dias de palestras, rodas de conversas e discussões, os participantes tiveram acesso a conteúdos como “conhecimento organizacional”, “comunidades de prática”, “mapeamento de conhecimento e competências” e o uso de softwares livres para o fortalecimento da inteligência coletiva nas instituições.
No painel “Escolas de governo como agentes de gestão do conhecimento”, Guilherme de Almeida, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), destacou que essas instituições estão se posicionando como condutoras da Gestão do Conhecimento, e têm o desafio de fomentar essa competência entre seus trabalhadores. “As Escolas e seus trabalhadores devem ser entendias como agentes de Gestão do Conhecimento, já que produzem muito, articulam parcerias institucionais e geram conteúdo dos mais diversos assuntos, o desafio é mapear esse montante e compartilhar de forma inovadora”, afirmou.
O evento
O IX CONGEP, realizado nos dias 24 e 25 de outubro na capital federal , é promovido pela Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), sendo o mais tradicional desse campo de conhecimento, proporcionando debates de questões relacionadas à transformação digital que está ocorrendo, garantindo a adequação das mudanças para o ganho de eficiência e a melhoria do atendimento ao cidadão, bem como garantir que o conhecimento produzido nas instituições públicas seja preservado e disponível para gerações futuras.
A Gestão do Conhecimento na ESP-MG faz parte do projeto ESP XXI, cooperação técnica internacional firmada em 2013 entre a Escola e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que visa o fortalecimento e desenvolvimento institucional.
Desenvolvimento Social do Município de São Paulo, Secretaria do Tesouro Nacional e do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
Saiba mais: https://goo.gl/hY5Spk
Autor: Sílvia Amâncio (ASCOM/ESP-MG)