Profissionais de vigilância epidemiológica, imunização e atenção primária dos municípios da região Triângulo Sul estiveram presentes na reunião técnica que aconteceu na última quinta (31/08) na sala de reuniões da Regional de Saúde Uberaba. Técnicos da Superintendência fizeram uma avaliação dos cenários epidemiológicos da febre amarela, das meningites e de doenças exantemáticas como sarampo, caxumba e rubéola, além de abordarem a Campanha Nacional de Multivacinação 2017, que acontecerá entre 11 e 22 deste mês, com dia D de mobilização em16 de setembro.
De acordo com Marina Scalon, Referência Técnica em imunização da regional de Uberaba, “a campanha terá como estratégia, vacinar seletivamente crianças e adolescentes menores de 15 anos, com objetivo de resgatar não vacinados e completar esquemas de vacinação. É importante eliminar os bolsões de susceptíveis às doenças imunopreveníveis e alertar junto aos municípios, sobre as baixas coberturas vacinais”.
Febre Amarela
Scalon lembra ainda, que é oportuna a vacinação contra febre amarela no período da campanha. Segundo ela “a região do triângulo sul precisa avançar nas coberturas vacinais para que os casos da doença sejam evitados no período de circulação viral”.
De acordo com a Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES-MG), esta prevista para outubro, a realização de uma oficina para alinhamento das ações de enfrentamento da Febre Amarela em Minas Gerais. Em 2017, até o momento foram notificados 1.696 casos suspeitos da doença no estado, sendo que desses casos, 1.111 casos foram descartados, 475 foram confirmados e outros 110 casos seguem em investigação. Em relação aos óbitos, foram confirmados 162 casos e outros 15 seguem em investigação.
Autor: Sara Braga